Geral JULGAMENTO

Expo Umuarama destaca raças de ponta da pecuária nacional

Com o maior rebanho comercial de bovinos do planeta, a pecuária é um dos braços mais fortes da economia do Brasil, que se destaca em quantidade e qualidade, por ser altamente eficiente.

Por Da Redação

16/03/2024 às 15:08:45 - Atualizado há

Com o maior rebanho comercial de bovinos do planeta, a pecuária é um dos braços mais fortes da economia do Brasil, que se destaca em quantidade e qualidade, por ser altamente eficiente. Reflexo disso se vê nas feiras agropecuárias realizadas Brasil afora, que objetivam fomentar essa atividade, mostrando exemplo, difundindo informações e conscientizando.

A 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional entra no circuito, abrindo espaço para importantes raças, como Nelore, Senepol, Holandês, Jersey, Girolando, Tabapuã e Gir. Todos os animais são imponentes e impressionam pela beleza.

Os de elite, que ficam nas baias para apreciação dos visitantes e dos compradores, são legítimos representantes da genética de altíssima qualidade, criados com esmero e muita tecnologia para serem destinados à reprodução [coleta de sêmen e de óvulos]. 

O Nelore é o mais tradicional da região de Umuarama. Por isso animais dessa raça são maioria nos leilões e shoppings de touros realizados durante a Expo Umuarama. E também foi a única escolhida para participar de julgamento, que está em curso neste sábado, 16, na pista da Casa do Criador, da Sociedade Rural de Umuarama.

Foram inscritos 79 animais, entre machos [de 7 a 30 meses] e fêmeas [de 7 a 42 meses], de criadores de Assaí, Cambé, Colorado, Foz do Jordão, Londrina, Nossa Senhora das Graças, Ortigueira, Telêmaco Borba e Tomazina. Todos possuem registro de animal puro de origem [PO] emitido pela ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu [sem esse registro não poderiam participar].

O jurado é o médico veterinário de Londrina, Célio Arantes Hein, integrante do colégio de jurados da ABCZ. Chancelando o evento estão a Anel – Associação dos Neloristas do Paraná e a ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

"Para ser um grande campeão o animal recebe tratamento especializado desde o nascimento, que engloba alimentação, acomodação e acompanhamento veterinário; exige muito investimento, que necessariamente tem que contar com uma assessoria técnica", certifica Hein.

Segundo pesquisas, de cada cem bezerros escolhidos após o nascimento, apenas dez se destacam para exibição nas pistas de julgamento; isso porque todos passam por um rigoroso processo de seleção. Os selecionados ganham regalias: ficam em locais confortáveis e tomam banhos regulares. 

"O gado de excelente padronização que participa da Expo Umuarama nos faz ver que em nosso Estado a pecuária mantém-se favorável e, ao realizarmos este julgamento, mostramos nossa sintonia com o que vem sendo feito para valorizar e incrementar ainda mais o setor", afirma o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari. "Isso engrandece nosso trabalho", acrescenta.

(Reportagem: Assessoria SRU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo