Litoral Matinhos

Pescadores de Matinhos terão acesso a capacitação gratuita em Matinhos

Os pescadores profissionais de Matinhos, no Litoral, poderão aproveitar uma capacitação gratuita neste mês.

Por Da Redação

16/03/2024 às 12:06:25 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Os pescadores profissionais de Matinhos, no Litoral, poderão aproveitar uma capacitação gratuita neste mês. O curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Senai Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), terá orientações sobre a manutenção dos componentes fixos e móveis dos motores de embarcações. As aulas começam no dia 25 no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga. São ofertadas 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial, também no local.

O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan.

O cronograma prevê outras quatro formações ainda neste ano, novamente com aulas ministradas pelo Senai: Eletricidade Predial, entre 22 de abril e 27 de maio; Aplicação de Revestimento Cerâmico, entre 17 de junho e 19 de julho; Assentamento de Tijolos à Vista e Pedra Decorativa, entre 5 e 21 de agosto; e Eletricidade Básica Residencial entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos terá 20 vagas – as inscrições serão abertas sempre um mês antes do início das aulas.

A programação de 2024 também inclui outro curso em março, mas desta vez promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação em Empreendedorismo está com as inscrições abertas, e será ministrada entre os dias 18 e 26 de março, de segunda a sexta, das 19h às 22h, no Senac Caiobá. A inscrição é presencial, também no Senac.

Também neste mês, 25 pessoas concluíram a formação em Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem.

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico pelo qual vive Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

Serviço:

Inscrição para curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel (apenas para pescadores profissionais de Matinhos)

Aulas de 25 de março a 4 de abril, das 18h30 às 22h30

Local: Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, Avenida Paraná, 462 – Tabuleiro, Matinhos

Inscrições gratuitas. Carga horária de 20 horas

Inscrição para curso de Empreendedorismo

Aulas de 18 a 26 de março, das 19h às 22h

Local: Senac Caiobá, Rua Doutor José Pinto Rebelo Junior, 91 – Centro, Matinhos

 

Com informações da AEN.

Fonte: TVCI
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo