Litoral Portos

Desafiando limites: mulheres se unem em evento promovido pelo OGMO/Pguá para discutir questões de gênero

Na última terça-feira (12), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO/PGUÁ) promoveu um evento intitulado “Desafiando Limites”, que reuniu mulheres de diversas áreas para discutir questões relevantes como mercado de trabalho, maternidade, qualidade de vida, assédio e violência doméstica.

Por Da Redação

13/03/2024 às 22:48:09 - Atualizado há

O bate-papo contou com a participação de mulheres inspiradoras, cada uma trazendo sua história e perspectiva para enriquecer o diálogo. Entre as participantes estavam a diretora executiva do OGMO Paranaguá, Shana Bertol; Vandecy Dutra, secretária municipal da Mulher em Paranaguá; Marcely Alves, gerente comercial na ROCHA Terminais Portuários; Cassiana Kotzias, médica especialista em nutrologia; Caroline Ferreira, operadora de mini pá carregadeira; e Claudete Lopes, empresária na Empório Café.

Shana Bertol enfatizou a importância de abordar não apenas temas tradicionais, como o mercado de trabalho e a maternidade, mas também questões urgentes como violência e assédio. "Ao compartilharem suas histórias, as mulheres se fortalecem e encorajam umas às outras, construindo uma rede de sororidade e inspiração. Esse é o propósito desses encontros“, disse ao JB Litoral.

Vandecy Dutra compartilhou sua trajetória na política, destacando as dificuldades enfrentadas, e trouxe dados alarmantes sobre a violência contra a mulher no Brasil. Ela ressaltou a importância de eventos como esse para sensibilizar a sociedade e buscar soluções para esses problemas. “Minha jornada na política foi marcada por desafios, mas também por conquistas. E hoje, ao trazer esses dados sobre violência contra a mulher, reforço a necessidade de continuarmos lutando por políticas públicas eficazes e por uma sociedade mais justa e igualitária", destacou.

Ao compartilharem suas histórias, as mulheres se fortalecem e encorajam umas às outras, construindo uma rede de sororidade e inspiração. Esse é o propósito desses encontros“, disse a diretora-executiva do OGMO, Shana Bertol.

Experiência pessoal

Já a doutora Cassiana Kotzias expressou sua gratidão pelo convite para participar do evento e destacou a necessidade de mais espaços como esse, onde mulheres possam compartilhar suas experiências e dar voz às suas histórias. Ela ressaltou o tema “Desafiando Limites”, abordando sua própria trajetória de superação. “Vim compartilhar um pouco sobre meu desafio para a graduação em medicina, quando descobri, no terceiro na faculdade, que estava grávida e continuei a formação, indo diariamente a Curitiba para concluir meus estudos. Também falei sobre minha jornada profissional, na esperança de ter contribuído para as mulheres presentes neste evento", comentou.

Marcely Alves, ao comentar sobre as estatísticas apresentadas durante o evento, enfatizou a importância de dedicar um momento para compreender e enfrentar as desigualdades e violências enfrentadas pelas mulheres. Ela destacou a importância de todos darem as mãos e apoiarem umas às outras na luta pela igualdade e respeito. “Acredito que é crucial que continuemos juntas, apoiando-nos umas às outras, lado a lado, dando as mãos e seguindo adiante, pois é assim que faremos a diferença", disse.

OGMO mulheres (15)
A secretária da Mulher, Vandecy Dutra compartilhou sua trajetória na política, destacando as dificuldades enfrentadas, e trouxe dados alarmantes sobre a violência contra a mulher no Brasil. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Caroline Ferreira, compartilhando sua experiência como operadora de máquinas em um ambiente tradicionalmente masculino, ressaltou a força e a determinação das mulheres em conquistar espaços antes considerados exclusivamente masculinos. Ela enfatizou que o lugar da mulher é onde ela quiser, e encorajou outras mulheres a não desistirem de seus objetivos. “No início, enfrentei desafios, especialmente quando eu, uma mulher, assumi a operação da máquina. Muitos homens expressaram dúvidas sobre minha capacidade. No entanto, posso afirmar com confiança que estou completamente apta para o trabalho, devidamente treinada e preparada para desempenhar minhas funções com excelência“, afirmou.

Por fim, Claudete Lopes compartilhou sua história pessoal de superação de um relacionamento abusivo, destacando a importância de denunciar e buscar ajuda para sair de situações tóxicas. Sua mensagem de esperança e resiliência serviu como um alerta e uma fonte de inspiração para outras mulheres que possam estar passando por situações similares. “Mostrar para elas que podemos denunciar, nos libertar, recuperar a nossa autoestima, nossa saúde, é muito importante“, disse.

A diretora-executiva do OGMO, Shana Bertol, destacou que o evento não apenas proporcionou um espaço para discussão e reflexão sobre as questões enfrentadas pelas mulheres, mas também inspirou e fortaleceu os laços de solidariedade e empoderamento feminino. "Através do compartilhamento de histórias e experiências, as mulheres presentes reafirmaram sua capacidade de superar desafios e construir um futuro mais igualitário e justo", concluiu.

OGMO mulheres (8)
Claudete Lopes compartilhou sua história pessoal de superação de um relacionamento abusivo, destacando a importância de denunciar e buscar ajuda para sair de situações tóxicas. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Confira mais fotos

  • OGMO mulheres (12) 1/10 “Acredito que é crucial que continuemos juntas, apoiando-nos umas às outras, lado a lado, dando as mãos e seguindo adiante, pois é assim que faremos a diferença", disse a gerente comercial da ROCHA, Marcely Alves.
  • OGMO mulheres (11) 2/10 A doutora Cassiana Kotzias expressou sua gratidão pelo convite para participar do evento e destacou a necessidade de mais espaços como esse, onde mulheres possam compartilhar suas experiências e dar voz às suas histórias.
  • OGMO mulheres (10) 3/10 Caroline Ferreira, operadora de mini pá carregadeira, enfatizou que o lugar da mulher é onde ela quiser, e encorajou outras mulheres a não desistirem de seus objetivos.
  • OGMO mulheres (6) 4/10 As mensagens de esperança e resiliência serviram como um alerta e uma fonte de inspiração para outras mulheres.
  • OGMO mulheres (7) 5/10 Mulheres do setor portuário e demais setores empresariais da cidade participaram do evento.
  • OGMO mulheres (16) 6/10 A iniciativa aconteceu no Sesc Paranaguá, na terça-feira (12).
  • OGMO mulheres (5) 7/10 O bate-papo contou com a participação de mulheres inspiradoras, cada uma trazendo sua história e perspectiva para enriquecer o diálogo.
  • OGMO mulheres (4) 8/10 O bate-papo contou com a participação de mulheres inspiradoras, cada uma trazendo sua história e perspectiva para enriquecer o diálogo.
  • OGMO mulheres (3) 9/10 O bate-papo contou com a participação de mulheres inspiradoras, cada uma trazendo sua história e perspectiva para enriquecer o diálogo.
  • OGMO mulheres (2) 10/10 O bate-papo contou com a participação de mulheres inspiradoras, cada uma trazendo sua história e perspectiva para enriquecer o diálogo.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo