Geral Altas lideranças

Contratação de altas lideranças será maior neste ano

Por BandNews

13/03/2024 às 13:42:45 - Atualizado há

As empresas que querem ter um ambiente produtivo e rentável precisam contar com altas lideranças. E neste ano, quando se prevê um volume maior de novos negócios para o fortalecimento de estratégias, aumento de fusões e aquisições e abertura de capital, a demanda por altas lideranças deve ser ainda maior.

Vale destacar, que a alta liderança tem a responsabilidade de definir as estratégias da empresa, direcionar os gestores aos objetivos a serem atingidos e fornecer liderança exemplar para a gestão da qualidade dentro da organização.

Eu conversei com o diretor executivo da Evermonte, que é referência em headhunting na Região Sul, Augusto Fontoura, e ele me disse que, hoje, a maior demanda de altas lideranças são para os cargos de diretor de Receita; diretor e gerente sênior de Recursos Humanos e diretor de Compliance.

Quanto à remuneração desses profissionais, a Evermonte está apresentando, neste momento, em Curitiba, a Pesquisa de Remuneração Diretoria Executiva 2024. Elaborado a partir da análise de mais de 4 mil perfis de profissionais da área executiva, o estudo tem como objetivo auxiliar empresas e candidatos a compreender a realidade das posições de diretoria nos processos de seleção, tanto em relação às estruturas remuneratórias, quanto aos principais perfis demandados para este ano.

No que tange aos benefícios oferecidos, além dos já tradicionais no mercado como veículos, veículos blindados e previdência, o levantamento identificou uma forte tendência à oferta de um pacote não tradicional que inclui créditos corporativos em aplicativos de transporte, sessões de psicoterapia, plataformas de bem-estar e saúde mental, auxílio moradia para profissionais transferidos de outras cidades e ajuda de custo para trabalho remoto.

Em relação a inovações, destacam-se os benefícios flexíveis, através dos quais o colaborador pode utilizar o valor da forma que preferir, expandindo sua funcionalidade, anteriormente restrita à alimentação.

Neste estudo também foi constatado um aumento na abertura das companhias para compra de ações a partir dos Incentivos de Curto Prazo, bem como incentivos de educação como parte do plano de retenção.

Em relação ao perfil das lideranças, o estudo da Evermonte identificou uma crescente demanda por executivos orientados à inovação, à gestão estratégica de pessoas e ao gerenciamento de riscos.

Outras características técnicas e comportamentais exigidas de uma alta liderança, que me foram apontadas por Augusto Fontoura são ter uma visão holística, ou seja, ter uma ampla visão do todo dentro de uma empresa; estar inserido dentro dos conceitos da agenda ESG; possuir inteligência emocional, principalmente saber lidar com a ansiedade e, por último, ser resiliente e ágil. Isso significa que o profissional tem que trazer soluções rápidas baseadas na realidade e feedback.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo