Política Linha de ônibus

Vereadores reivindicam linha de ônibus que ligue São Marcos até Terminal do Guadalupe

Por Grande Curitiba

13/03/2024 às 12:42:23 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovaram uma moção que reivindica, com urgência, a criação de uma linha de ônibus que ligue o bairro São Marcos até o Terminal do Guadalupe, no Centro de Curitiba. A moção é destinada à Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), foi proposta pelo vereador Allax Siqueira (MDB), com subscritos, e recebeu a aprovação de todos os vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (12).

Na moção nº130/2024, os vereadores argumentam que a linha atenderia a uma demanda do bairro e supriria uma lacuna existente no transporte metropolitano atual. Entre os principais benefícios que seriam gerados pela linha de ônibus para os moradores, estão o acesso facilitado a serviços e a empregos na capital do Estado. Além disso, contribuiria com a redução do tráfego individual, os congestionamentos e as emissões de poluentes na região metropolitana de Curitiba, o que resultaria numa melhor qualidade de vida para todos.

Além da Amep, também receberão cópias da moção a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito.

Assinaram a moção como co-autores os vereadores: Samuel Pinheiro (Rep); Bira do Banco (Sdd); Prof. Abelino (Cidadania); Sinésio Januário (Avante); Gilberto Mello (Cidadania); Denilson Grilo (PSD); Fátima de Paula (Pode); José Vieira (MDB); Juliano Martins (Pode); Delegado Michel (PSD); Paulinho Maradona (PSD); Renan Machado (PL); Silvio Santo (Rep); Wellington Leitão (PSB); Wilson Cabelo (PP).

Jovem Empreendedor

Durante a sessão também foi aprovado em 1º turno o Projeto de Decreto Legislativo nº 1677/2023, do vereador Prof. Wellington Leitão (PSB), que institui o Prêmio Jovem Empreendedor no município de São José dos Pinhais. O Projeto de Decreto Legislativo conta com emenda do vereador Silvio Santo (Rep).

De acordo com as especificações do projeto, o Prêmio será destinado a estudantes e jovens empreendedores de 15 a 29 anos de idade, no mês de setembro de cada ano. Entre os objetivos está o de dar reconhecimento aos jovens empreendedores e incentivá-los a contribuir ao desenvolvimento da classe empresarial.

Saúde Bucal

Na tribuna livre, a representante do Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais (Sinsep), Cristiane Matsuo de Oliveira Piorunneck falou sobre as necessidades dos servidores da saúde bucal, que se encontram em estado de greve. Segundo ela, a principal reivindicação do movimento é que os cirurgiões dentistas tenham o mesmo salário inicial dos médicos, e que os auxiliares de saúde bucal também tenham uma melhora no salário inicial que, segundo Cristiane, atualmente está abaixo de um técnico de enfermagem.

Guardas de Trânsito

À convite do vereador Delegado Michel (PSD), a representante do movimento dos aprovados no Concurso Público para a Guarda Municipal de SJP, Maiara Ribeiro, fez uso da tribuna. Ela destacou que os aprovados estão organizados de maneira pacífica para pressionar pela nomeação dos 55 excedentes.

Atualmente, São José dos Pinhais conta com 213 guardas municipais, sendo que a Lei Complementar 161 de 2022 havia previsto um contingente de 270 guardas, o que não vem sendo cumprido. Maiara destacou que já foram solicitadas audiências com a Prefeitura Municipal para averiguar o cronograma de nomeações, porém ainda não foram atendidos, segundo ela.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (14), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo