Saúde

Brasil precisa aprofundar políticas de prevenção e tratamento da obesidade, alertam deputados e especialistas

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados Parlamentares defenderam mais informação para a população sobre o tema Deputados afirmaram, em sessão solene nesta terça-feira (12), que o Brasil precisa aprofundar as políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade, principalmente entre as crianças e adolescentes.

Por Da Redação

12/03/2024 às 17:34:30 - Atualizado há
Parlamentares defenderam mais informação para a população sobre o tema

Deputados afirmaram, em sessão solene nesta terça-feira (12), que o Brasil precisa aprofundar as políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade, principalmente entre as crianças e adolescentes. Na avaliação deles, é preciso enfrentar o estigma da doença com mais informação à população.

A sessão no Plenário da Câmara dos Deputados foi realizada para lembrar o Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os deputados Flávia Morais (PDT-GO), Dr. Zacharias Calil (União-GO), Laura Carneiro (PSD-RJ) e Sargento Portugal (Podemos-RJ) pediram a realização do debate.

Crianças e adolescentes
A deputada Flávia Morais lembrou que a obesidade e o sobrepeso podem atingir 50% das crianças e adolescentes brasileiros em 2035 se medidas não forem adotadas. A informação consta no Atlas Mundial da Obesidade de 2024, divulgado em março pela Federação Mundial de Obesidade.

Para a deputada, o assunto tem que ser discutido com urgência pela sociedade. "Precisamos conter esse crescimento. É necessário que o País reforce as ações de prevenção obesidade e promoção da saúde, mas também que garanta os direitos dessas crianças", disse Morais.

Hábitos saudáveis
O deputado Dr. Zacharias Calil defendeu a promoção de hábitos saudáveis como forma de combater a obesidade infantil. "Qualquer supermercado, a hora que a gente vai no caixa, sabemos ali que as guloseimas estão todas ao nível da altura das crianças. Então, é muito importante a gente ter essa preocupação", disse Calil.

O deputado Sargento Portugal propôs a ampliação do debate sobre o assunto na Câmara. "Algumas pautas passam em branco na Casa. Precisamos ampliar o debate para todos, para que cada vez mais consigamos atingir pessoas", disse.

Estigma
Especialistas convidados para a sessão solene alertaram para a necessidade de descontruir o estigma sobre a obesidade. O presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Bruno Halpern, afirmou que as pessoas ainda tendem a ver a doença como "um problema pessoal".

"Enquanto vermos a obesidade como uma questão que cada um vai ter que resolver sozinho, os números só vão continuar crescendo", disse. Halpern pediu políticas específicas para combater e prevenir a obesidade, como taxação diferencial de alimentos ultraprocessados.

Já o representante do Painel Brasileiro da Obesidade, Luis Fernando Villaça Meyer, lamentou a falta de informações sobre a doença mesmo entre os médicos. "A obesidade não está presente em boa parte dos currículos dos cursos de saúde", afirmou.

 

 

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo