Litoral Cidades

Mutirão de castração em Pontal do Paraná beneficiou 498 animais em parceria com a Rede de Proteção Animal

No período de 28 de fevereiro a 1º de março, o ginásio de esportes da Escola Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, no Balneário Shangri-Lá, foi palco do primeiro mutirão de castração de cães e gatos de 2024 em Pontal do Paraná.

Por Da Redação

08/03/2024 às 04:50:46 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, contou com a participação de voluntários da RPA, entidade responsável pelos procedimentos de castração. Segundo dados confirmados pela Secretaria, do total atendido, 112 felinos machos, 151 felinos fêmeas, 91 cães machos e 144 cães fêmeas passaram pelo processo, incluindo alguns casos de encaixe provenientes da desistência de inscritos.

Desde 2021, a iniciativa pública já viabilizou a castração de mais de 3.500 animais, evidenciando o compromisso do município com a causa animal. O prefeito Rudão Gimenes, presente como de costume nos mutirões, conversou com tutores, equipes da Rede de Proteção e agradeceu toda a equipe da Prefeitura envolvida na organização.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld, celebrou o sucesso do evento, destacando a contribuição para a saúde animal e o controle da procriação indiscriminada. "Também agradecemos aos protetores que resgatam animais nas ruas e os levam aos mutirões, gerando impactos imediatos e a longo prazo na redução da população de cães e gatos nas vias públicas", disse.

Prioridades e critérios de seleção

Os mutirões têm como prioridade atender tutores em condição de fragilidade social e animais resgatados da rua. Para participar, é necessário apresentar documentos como RG, CNH, comprovante de residência, fotos do animal e Cadastro do Governo Federal para programas sociais (CadÚnico). As solicitações para o próximo mutirão, cuja data será divulgada em breve, podem ser feitas via protocolo, presencialmente na Prefeitura em Praia de Leste, ou online neste link.

Os critérios de seleção incluem:

Residência no município de Pontal do Paraná.

Animais com idade entre seis meses e oito anos.

Prioridade para tutores com comprovante de Cadastro Único (CadÚnico).

Protetores cadastrados.

Animais resgatados da rua.

A chamada para o mutirão segue uma ordem, priorizando os agendados, seguidos pelos encaixes no dia do evento, conforme disponibilidade e critérios de prioridade. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos números (41) 3455-9643 ou (41) 93500-7993.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo