Litoral Dia a Dia

Democratizando o sol: energia solar por assinatura chega ao Litoral do Paraná; saiba mais

A energia solar não é apenas uma moda, mas uma grande mudança na forma como a eletricidade é produzida e consumida; ela é a protagonista na revolução energética do Brasil.

Por Da Redação

06/03/2024 às 19:42:27 - Atualizado há

Com duas fazendas solares já em operação no Paraná, localizadas em Assaí e Palotina, a Sun Mobi gera energia que é integrada à rede da Copel. Os consumidores que assinam o serviço recebem créditos correspondentes ao seu consumo de energia, funcionando de maneira semelhante a uma assinatura de serviços como Netflix.

Ao JB Litoral, Alexandre Bueno, sócio fundador e diretor comercial da empresa, deu detalhes sobre a iniciativa que está democratizando o acesso à energia limpa e sustentável na região. "A Sun Mobi foi fundada em 2016 como uma modesta startup de garagem, em São Paulo. Nós identificamos obstáculos que impediam a maioria das pessoas de adotar a energia solar e pensamos em explorar o que as impedia de colocar painéis solares em seus telhados: o preço alto, o espaço necessário e, muitas vezes, a posição desfavorável do edifício“, conta.

A solução encontrada foi o modelo de geração compartilhada, estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Lei 14.300, permitindo que qualquer pessoa, mesmo sem a possibilidade de instalar um sistema de geração solar próprio, tenha acesso à energia solar. “Percebemos que poderíamos criar um modelo inovador para democratizar o acesso à energia solar“, enfatiza Bueno.

O modelo de assinatura: mais que uma revolução, uma libertação energética

O modelo de assinatura da Sun Mobi funciona como uma assinatura de serviços, como Netflix, mas para energia solar. “Com essa modalidade, é possível oferecer um serviço onde o cliente entre a hora que ele quiser, pague quando começar a receber e não tenha nenhuma barreira de saída. Quer dizer, ele pode sair a hora que ele quiser“, explica Bueno.

Ele também destaca que os clientes da Sun Mobi não precisam se preocupar com a instalação de painéis solares em suas residências. No Paraná, as fazendas solares da empresa, localizadas em Assaí e Palotina, geram energia que é integrada à rede da Copel, proporcionando créditos que podem ser abatidos nas contas de luz dos assinantes. O processo é simples: o consumidor baixa o aplicativo, calcula a quantidade desejada de energia, assina o contrato e aguarda a instalação de sensores para monitoramento em tempo real.

Energia solar para todos os estilos de vida

A Sun Mobi não veio só para trazer energia solar, mas para torná-la acessível a todos. Com foco em micro e pequenas empresas, como restaurantes, padarias, postos de gasolina e farmácias, a empresa busca atender desde os empreendedores locais até as residências com uma proposta flexível.

O diretor-comercial da empresa, Alexandre Bueno, falou com o JB Litoral sobre a iniciativa pioneira que chega ao Litoral. Foto: José Aldinan

Nosso público-alvo são donos de pequenos comércios, como padarias e restaurantes. Queremos trazer os benefícios da sustentabilidade econômica e ambiental com a flexibilidade que o cliente precisa. Oferecemos cerca de 10% de economia no primeiro momento, mas os benefícios se estendem para médio e longo prazo. Nosso reajuste é sempre pelo IPCA, proporcionando previsibilidade aos clientes“, ressalta Alexandre Bueno.

Bueno destaca a importância dessa economia para a manutenção e melhoria dos estabelecimentos comerciais. “A gente sabe que para esse público, qualquer economia é bem-vinda, porque ajuda na manutenção do estabelecimento comercial. Essa economia acaba ficando para pagar uma outra conta, para fazer uma melhoria na loja, no salão de um restaurante, para ajudar a pagar o 13º do pessoal", diz.

Impacto econômico e ambiental

A Sun Mobi já atende mais de 400 clientes no Paraná, com um investimento de R$ 25 milhões em suas fazendas solares. Além da economia de 10%, Alexandre ressalta que a energia solar não está sujeita às bandeiras tarifárias.

Energia solar, por lei, não paga aquelas bandeiras tarifárias. Se a gente voltasse para janeiro de 2022, só de bandeira foram mais de 13% de aumento na conta de luz de todos os brasileiros, por exemplo“, comenta.

Além da economia, Bueno destaca a importância da energia limpa e sustentável em um contexto global de descarbonização. A Sun Mobi tem clientes certificados em portos europeus por usarem a energia limpa, contribuindo para a adoção de práticas mais sustentáveis.

Paranaguá pode ser um berço dessa inovação, porque é um porto importante, e essas demandas por descarbonização vão ser cada vez mais rígidas“, finaliza Bueno.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo