Grande Curitiba Geral

Crianças surdas: ex-professora será homenageada pela Câmara de Curitiba

Por unanimidade, nesta segunda-feira (4), foi aprovada uma homenagem póstuma da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a Mirna Ledaci Franzoloso Galafassi, ex-professora da Escola Epheta, especializada na educação de crianças surdas e na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva.

Por Da Redação

04/03/2024 às 11:22:39 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Por unanimidade, nesta segunda-feira (4), foi aprovada uma homenagem póstuma da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a Mirna Ledaci Franzoloso Galafassi, ex-professora da Escola Epheta, especializada na educação de crianças surdas e na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva. A indicação para que ela passe a denominar um logradouro público é uma iniciativa do vereador Sabino Picolo (União), que, na justificativa, destacou a carreira dela em instituições de ensino. Mirna Galafassi faleceu aos 73 anos de idade, em 2021, em decorrência de um câncer de mama.

Filha de comerciantes pioneiros do bairro Mercês, Mirna Galafassi estudou na Escola Vicentina e no Novo Ateneu, concluindo o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), depois pós-graduou-se em Logopedia, com foco na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva. Por dez anos, lecionou na Escola Epheta, especializada na educação de crianças surdas, e, na sequência, prestou concurso público e ingressou na rede estadual de ensino, quando passou a trabalhar na periferia de Curitiba.

Mirna Galafassi participou da atualização da grade curricular da Escola Israelita de Curitiba e da Universidade Tuiuti, na qual veio a integrar o corpo docente. "Mesmo quando seu marido foi transferido para o interior do Paraná, o médico pediatra Vanderlei Antonio Galafassi, ela permaneceu em Curitiba, trabalhando nas escolas. Ela permaneceu mais um ano na cidade, antes de se mudar para Pitanga, onde também se envolveu com a comunidade", destaca Sabino Picolo, na justificativa do projeto de lei. A iniciativa recebeu 29 votos favoráveis, hoje (4), na votação em primeiro turno (009.00018.2023). “Será um jardinete no Tatuquara”, adiantou o autor da proposta.

Em plenário, o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), incluiu essa votação nas ações da Câmara de Curitiba em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, 8 de março. "A pauta de votações [desta semana] tem projetos importantes para a mulher curitibana, incluindo também homenagens a mulheres que fizeram história na capital do Paraná", destacou o parlamentar, referindo-se à indicação da ex-professora de crianças surdas para a denominação de um logradouro público de Curitiba.

Vereadores confirmam homenagem a vítima da covid-19 no Cajuru

Por unanimidade, com 34 votos favoráveis, os vereadores da Câmara de Curitiba confirmaram, em segundo turno, a homenagem póstuma ao servidor municipal José Machado Filho, falecido em julho de 2022, aos 56 anos de idade, por complicações da covid-19. Quando faleceu, ele era chefe de gabinete da Secretaria do Governo Municipal (SGM), tendo desempenhado a mesma função anteriormente na Secretaria de Urbanismo. A iniciativa é do vereador Serginho do Posto (União), que especificou o logradouro que receberá a denominação, "já nos próximos meses".

"Este logradouro foi recentemente passado a domínio público, nós temos uma escola e um Centro Municipal de Ensino Infantil [Cmei] nesta localização, […] este local é muito especial para a comunidade do bairro Cajuru, e ele tem familiares muito próximos deste local", pontuou Serginho do Posto, na semana passada, quando o projeto de lei foi aprovado em primeiro turno. O parlamentar já tinha elogiado a conduta profissional de José Machado Filho, em 2006, quando concedeu a ele um Prêmio Servidor Público Padrão.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo