Geral destaque-especial

Viagens de trem: opção para turismo de natureza e história

As viagens de trem são opções para quem quer conhecer a riqueza natural do litoral do Paraná, em especial da Mata Atlântica.

Por Da Redação

03/03/2024 às 10:10:53 - Atualizado há

As viagens de trem são opções para quem quer conhecer a riqueza natural do litoral do Paraná, em especial da Mata Atlântica. São duas rotas oferecidas aos turistas: a ligação Curitiba-Morretes, pela Serra Verde Express, e dentro do próprio litoral, entre Morretes e Antonina. Esta segunda, inclusive, é o Trem Caiçara e é feita com a locomotiva a vapor mais antiga em funcionamento no Brasil. É, também, a única Maria Fumaça em funcionamento no Paraná.

O trajeto tem 15 quilômetros e dura aproximadamente uma hora, percorrendo região de manguezais e passando por pontes metálicas. Ainda é ofertada uma visita a uma fazenda onde existe um museu ferroviário. A capacidade é para 148 passageiros. Já a viagem entre a capital e o litoral percorre 70 quilômetros com diferentes classes de vagão. São 13 túneis, 30 pontes e viadutos no caminho, além de obras de arte que deram ao trajeto a fama do passeio de trem mais bonito do mundo.

A rota ainda guarda elementos marcantes: a linha férrea foi construída pelos irmãos engenheiros Rebouças, os dois primeiros negros a se formarem em uma universidade do país, ainda na época da escravidão. Uma opção para quem quer unir aventura, natureza e a história da criação do Paraná.

Reportagem: Bárbara Hammes

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania