Geral Saúde

Governo do Paraná estuda medida para reduzir preços de medicamentos em até 70%

Representantes da indústria farmacêutica e stakeholders do setor de distribuição e venda de medicamentos reuniram-se com o governador Ratinho Junior para debater possíveis mudanças na tributação estadual.

Por Da Redação

01/03/2024 às 21:55:47 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Representantes da indústria farmacêutica e stakeholders do setor de distribuição e venda de medicamentos reuniram-se com o governador Ratinho Junior para debater possíveis mudanças na tributação estadual. A proposta visa diminuir os custos dos medicamentos para os consumidores paranaenses.

O modelo atual de tributação, que implica o adiantamento do ICMS no início da cadeia de comercialização com base no Preço Máximo ao Consumidor (PMC), tem gerado aumento significativo nos preços dos produtos nas farmácias. Segundo a comissão, medicamentos genéricos ou similares chegam a triplicar de preço devido a essa abordagem fiscal.

O governador se comprometeu a acionar a Secretaria de Fazenda para avaliar o assunto e determinar possíveis medidas. Ele afirmou que, nos últimos dois anos, o governo tem revisado o modelo tributário com o intuito de tornar os medicamentos mais acessíveis à população.

Um exemplo citado pela comissão é o preço da Rosuvastatina, utilizado no controle do colesterol, que pode subir aproximadamente 70% devido à atual tributação.

Embora não haja garantias de mudanças imediatas, a possível medida tem potencial para beneficiar os consumidores paranaenses, especialmente aqueles que dependem desses produtos para tratamentos de saúde essenciais.

OBemdito com Ric.com.br

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo