Geral TRÂNSITO PERIGOSO

Siate atendeu vítimas de 3 colisões entre carros e motos antes das 12h desta sexta, em Umuarama

O Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) atendeu três vítimas de acidentes envolvendo automóveis e motocicletas ou motonetas nesta sexta-feira (1º/3), em Umuarama.

Por Da Redação

01/03/2024 às 16:55:44 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) atendeu três vítimas de acidentes envolvendo automóveis e motocicletas ou motonetas nesta sexta-feira (1º/3), em Umuarama. Todas foram atendidas somente no período da manhã, antes das 12h da manhã e parte delas envolvem avanço de preferenciais.

A primeira ocorrência foi atendida pouco antes das 8h e aconteceu na rua Santa Terezinha. OBemdito não conseguiu informações sobre a dinâmica do acidente, porém o que se sabe é que a condutora de uma motocicleta colidiu com um automóvel e sofreu uma fratura na perna.

O segundo acidente aconteceu por volta das 10h30 no cruzamento da avenida Brasil com a rua Perobal, no Centro de Umuarama. A princípio o condutor de um Corolla avançou a preferencial no trecho e derrubou o condutor de uma motocicleta Honda Fan, que descia a avenida. A vítima se queixava de muitas dores na perna durante o atendimento dos bombeiros.

Já o terceiro acidente – possivelmente o mais grave do dia – ocorreu às 11h30 no trecho da avenida Rolândia em cruzamento com a rua Jandaia, também no Centro de Umuarama. A jovem condutora de uma Biz ficou ferida em estado grave, sofrendo um TCE (traumatismo cranioencefálico) leve, além de um corte contuso em crânio, fratura de fêmur, tíbia e fíbula. Ela foi atingida pela condutora de um Chevrolet Corsa, que descia a rua Jandaia ao passo que a motociclista seguia pela avenida Rolândia.

Celulares e excesso de velocidade

A incidência de colisões em um período tão curto de tempo é um fato que chamou a atenção da população. Foi pensando nisso que OBemdito procurou a Sestram (Secretaria de Trânsito de Umuarama), buscando entender o que acontece em Umuarama e também para buscar orientações de segurança para os para condutores na Capital da Amizade.

De acordo com o major Valdecir Gonçalves Capelli, os acidentes ocorridos em Umuarama também têm chamado a atenção da Sestram, que observou em na maior parte dos casos envolvem motociclistas, que utilizam o segundo meio mais vulnerável no trânsito, sendo superado apenas pelos pedestres. Um dos fatores que influenciam as colisões é a falta de respeito com as preferenciais e o uso de celulares.

“Nós tivemos muitos casos de pessoas se envolvendo em acidentes por causa do telefone celular”, explicou major Capelli, que observou que o uso do celular distrai os motoristas, principalmente em locais de parada obrigatória. “Assim como a gente fala que volante e álcool não se misturam, eu digo que volante e celular se misturam muito menos. As pessoas chegaram ao cúmulo do vício em celular, da necessidade de estarem conectadas superar o cuidado com as próprias vidas“.

Além disso, aos motociclistas, o major chamou a atenção para a velocidade. “Independente se algumas pessoas trabalharem usando esse meio de transporte (motos e motonetas), a gente observa que muitas vezes por estarem trabalhando eles acabam excedendo a velocidade permitida na via e isso causa um risco muito maior para os motociclistas”, pontuou.

A orientação deixada aos motociclistas é que, independente se a via utilizada é preferencial, que reduza a velocidade e redobre a atenção ao passar em cruzamentos. “Como o motociclista é mais vulnerável, é preciso tomar o dobro de cuidado”, alertou o major, acrescentando que por ser um veículo menor, as vezes o motorista de automóveis não enxerga o motociclista se aproximando, então é importante não confiar nos condutores.

Próximos passos

Além das faltas de cuidados mínimos, Capelli ressaltou que muitas vezes os condutores faltam com noções mínimas de direção, o que também pode ocasionar acidentes, em especial, nas rotatórias.

“As pessoas não sabem se posicionar nas rotatórias“, lamentou Capelli. “Se você entrou na rotatória e for sair na primeira ou segunda saída, você deve entrar e se posicionar na saída da direita (de fora) da rotatória. Se for nas outras, você se posiciona por dentro da rotatória e, quando você estiver a uma saída dela, você vai se posicionar na pista de fora para sair dessa rotatória”, explicou.

O major finalizou dizendo que a Umutrans, a Sestram, através dos agentes de trânsito e da Guarda Municipal, têm realizado operações estratégicas em locais de grandes fluxo de veículos para evitar excessos de velocidades. Major Capelli também informou que a secretaria irá, nos próximos dias, realizar operações no trânsito de Umuarama através das câmeras de vigilância espalhadas pela cidade. “Nós vamos começar a fazer multas pelo uso de celular através das nossas câmeras“, alertou.

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo