Grande Curitiba Consultório odontológico

Consultório odontológico é instalado na Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos

Por Grande Curitiba

01/03/2024 às 12:53:28 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A Comunidade Remanescente Quilombola Palmital dos Pretos, que fica a 83 quilômetros do centro de Campo Largo, no distrito de Três Córregos, recebeu na última terça-feira (27) um consultório odontológico móvel. O consultório foi instalado na sede da Associação da Comunidade para o atendimento em saúde bucal dos moradores da região.

O prefeito Maurício Rivabem e a secretária municipal de Saúde, Danielle Fedalto, juntamente com a equipe de saúde, com os vereadores João D´Água e Márcio Beraldo e com a comunidade local, inauguraram oficialmente o equipamento. A secretária explica que os atendimentos na região já aconteciam com a equipe médica e de enfermagem da UBS de Santa Cruz, mas "agora, ampliamos e melhoramos o atendimento com a instalação do equipamento odontológico portátil", disse.

A previsão é a de que o equipamento odonto-portátil fique por pelo menos um ano na comunidade. O cirurgião dentista Rodrigo Noll Gonçalves, conta que o consultório ficará instalado até que toda a população (em torno de 100 pessoas) seja atendida. As consultas acontecem quinzenalmente, acompanhando o calendário de atendimento médico pré-existente, que é sempre divulgado previamente aos moradores. "Esperamos concluir o tratamento dentário em toda a comunidade, e após atingido esse objetivo o consultório móvel poderá ser levado à outra comunidade", conta.

Saúde bucal – Com a instalação da unidade odonto-móvel, o objetivo do município é dar atenção e mais qualidade no atendimento de saúde bucal, o que vem sendo feito por meio de investimentos em contratações e equipamentos, além da realização de tratamentos especializados em todo município. Em agosto do ano passado, a atual gestão inaugurou um equipamento pioneiro para a população, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Biazio Guarezi Filho.

O CEO é um componente especializado da Política Nacional de Saúde Bucal (intitulada Brasil Sorridente), que complementa as ações de Atenção Primária ou Atenção Básica. Para receber o atendimento no CEO o usuário deve comparecer primeiro na sua UBS de referência e passar pelo atendimento odontológico que indicará quais os procedimentos necessários de cada caso.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo