Educação Celpe-Bras

Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras terminam hoje

Por Agência Brasil

01/03/2024 às 10:52:29 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução internet

Terminam nesta sexta-feira (1¬ļ) as inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Profici√™ncia em L√≠ngua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras. Os interessados t√™m até 1¬ļ de março para se inscrever por meio do Sistema Celpe-Bras. As provas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de abril em postos no Brasil e no exterior.

No momento da inscrição, o participante deve indicar o pa√≠s e o posto em que pretende realizar as provas, informar n√ļmero do passaporte ou documento de identificação v√°lido no pa√≠s de inscrição e indicar sua data de nascimento. Além disso, também deve fornecer endereço de e-mail e n√ļmero de telefone v√°lidos.

Participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do exame devem fazer a solicitação no ato da inscrição. É necess√°rio enviar documentação comprobatória que justifique a necessidade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) informou que oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, defici√™ncia f√≠sica, defici√™ncia auditiva, surdez, defici√™ncia intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção e transtorno do espectro autista.

Também podem ser contemplados idosos, gestantes, lactantes e pessoas com outras condições espec√≠ficas. O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social ser√° divulgado no dia 8 de março, por meio do sistema do exame.

Como é o exame

O Celpe-Bras é o procedimento brasileiro oficial para certificar profici√™ncia em portugu√™s como l√≠ngua estrangeira. As provas são realizadas nos seguintes postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplom√°ticas, missões consulares e centros e institutos culturais, além de instituições interessadas na promoção e na difusão da l√≠ngua portuguesa.

Segundo o Inep, o exame é aceito como comprovação de profici√™ncia no uso da l√≠ngua portuguesa por instituições de educação superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no pa√≠s.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo