Educação Merenda nas escolas

No Rio, cardápio da merenda nas escolas municipais poderá ser divulgado na internet

Por Brasil de Fato

01/03/2024 às 08:53:16 - Atualizado h√°

A Prefeitura do Rio poder√° ser obrigada a divulgar o card√°pio da merenda das escolas municipais no site oficial semanalmente. Isso é o que diz o PL 1793/2023, aprovado em 1¬™ discussão pelos vereadores do Rio durante a sessão extraordin√°ria da √ļltima quarta-feira (28). De acordo com o texto do projeto, as informações deverão estar dispostas de maneira simples e ficarão dispon√≠veis pelo prazo m√≠nimo de um ano a contar da data de sua publicação. A matéria voltar√° à pauta para nova votação.

Autor da proposta, o vereador Welington Dias (PDT) citou dois motivos principais para que esta informação esteja acess√≠vel para todos. "Isso é importante para que haja o conhecimento por parte da comunidade escolar em saber o que est√° sendo servido aos alunos e também para que haja uma efetiva fiscalização dos órgãos p√ļblicos quanto à qualidade da merenda que est√° sendo comprada e feita nas escolas", apontou o parlamentar.

Histórico

Em junho do ano passado, a Câmara de Vereadores do Rio aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que pro√≠be a venda e a oferta de bebidas e alimentos ultraprocessados nas escolas p√ļblicas e particulares do munic√≠pio. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se adiantou e divulgou um card√°pio do m√™s em suas redes sociais, para ser adotado nas escolas da rede municipal de ensino e creches da prefeitura.

O card√°pio continha no desjejum, diariamente, café com leite, vitamina, iogurte, frutas, variando durante os cinco dias da semana. O card√°pio do almoço conta sempre com arroz, feijão, carne ou frango, salada e, como sobremesa, uma fruta. Na hora da sa√≠da escolar, as crianças tomam leite, vitamina, sempre acompanhada de uma fruta, além de pão com requeijão, com ovo ou cuscuz de tapioca. O guia alimentar tem como base o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e supervisão da Subsecretaria de Vigilância Sanit√°ria da prefeitura.

A postagem feita Eduardo Paes ocorreu após ele ser questionado, em um encontro com estudantes sobre a falta de variedade de prote√≠nas no card√°pio escolar. Uma aluna mencionou que na escola onde estudava só se servia frango e ovo.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo