Geral destaque

Sest Senat inaugura nova sede em Pato Branco

Nesta quinta-feira (29), foi inaugurada a nova sede do Sest Senat unidade Pato Branco, Domingos Cattani.

Por Da Redação

29/02/2024 às 19:47:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Nesta quinta-feira (29), foi inaugurada a nova sede do Sest Senat unidade Pato Branco, Domingos Cattani. O novo prédio substitui a estrutura anterior como parte do plano de expansão e aprimoramento da infraestrutura do SEST SENAT. Essa iniciativa traz inovações, proporcionando melhores oportunidades de qualificação profissional e introduzindo novas especialidades na área da saúde.

Expansão

A área de saúde e qualidade de vida foi ampliada e modernizada. Os atendimentos abrangerão odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. A unidade também estará equipada com mais consultórios odontológicos, incluindo um raio-X panorâmico e periapical. Já a de qualificação profissional ganhou mais salas de aula, espaços para oficinas pedagógicas, salões para eventos e laboratório de informática. Localizada no bairro Fraron, a construção ocupa uma área total de 3 mil metros quadrados.”

A estrutura, mais ampla e moderna, bem como os serviços estão disponíveis a profissionais de todos os modais de transporte que terão acesso a tratamentos de saúde e capacitação profissional sem custos.
Os familiares também têm acesso à maioria dos atendimentos de forma gratuita, exceção apenas no caso de procedimentos de alta complexidade, que envolverão algum custo, porém abaixo dos valores de mercado. Importante considerar que os serviços estão igualmente disponíveis para a população em geral.

Um dos pontos de destaque é o simulador de direção para caminhão, carreta e ônibus, proporcionando a vivência na condução de diferentes tipos de veículos. A ferramenta permite ao aluno enfrentar diversas situações comuns no trânsito, como condições meteorológicas desafiadoras, tráfego intenso e perigos na via.
O presidente do Sistema de Transporte e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, enfatizou a importância de inovações como o simulador de direção para a prevenção de acidentes e para a ampliação dos serviços e atendimentos no setor de saúde, afirmando que “aqui nós entregamos o que há de melhor em tecnologia, tanto na parte de saúde quanto na parte de treinamento.”

O vice-governador Darci Piana ressaltou a importância dos serviços de transporte para a economia do Estado e os reflexos dos serviços das unidades Sest Senat aos trabalhadores do setor: “A qualidade do ensino, a excelência das atividades realizadas aqui, não se destina apenas ao motorista que conduz a carreta, o ônibus ou a van; é estendida aos seus familiares. Todos os setores de transporte possuem essa vantagem extraordinária. Portanto, uma unidade como esta aqui trará benefícios enormes não apenas para Pato Branco, mas para todo o Brasil”, disse Piana.

As unidades

Com 166 unidades em todo o Brasil, o Sest Senat oferece serviços de educação profissional e promoção da saúde e da qualidade de vida para os trabalhadores do transporte e seus dependentes.

No Paraná, o serviço está disponível Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo e Umuarama.

Ivonei Cattani, filho do homenageado Domingos Cattani, agradeceu e destacou a capacidade empreendedora de seu pai, bem como sua influência em sua vida. “Às vezes, encontro pessoas na rua que me dizem que tiveram a honra de trabalhar com ele, que ele foi o melhor patrão que já tiveram e que aprenderam muito com ele. Um homem simples, com poucos estudos, mas dotado de uma sabedoria diferenciada. Ele tinha o prazer de ensinar, o hábito de chamar a todos de filho. Eu tive o prazer e o privilégio de ser filho dele, de conviver com ele como pai. Quero agradecer imensamente a todos que se empenharam para colocar o nome de Domingos Cattani nesse grande empreendimento,” concluiu Ivonei.

Domingos Cattani

A nova unidade SEST SENAT de Pato Branco (PR) receberá o nome de Domingos Cattani, empresário do segmento do transporte rodoviário de passageiros e pioneiro do setor no sudoesaúdete paranaense. Ele iniciou a sua trajetória em 1948, quando deu início à operação de uma linha de transporte coletivo no interior de Santa Catarina, em uma época em que as estradas de terra eram o imperativo. Um ano depois, com dois ônibus, ele expandiu os horizontes da empresa, chegando ao município de Horizonte, situado na divisa com o estado do Paraná.

A partir daí, os negócios se expandiram até Pato Branco , marcando a chegada da família Cattani ao sudoeste do estado. A pequena e informal empresa Ipiranga passou a se chamar Cattani Ltda., que, posteriormente, evoluiu para Cattani S/A. Transportes e Turismo. Essa foi a origem de todas as empresas do Grupo Cattani, que se espalharam por todo o país. Domingos Cattani teve um papel decisivo nessa expansão. Em 22 de agosto de 2005, aos 77 anos, Domingos Cattani faleceu, deixando um legado de pioneirismo, bravura, coragem e fé inabalável para as gerações presente e futura.

Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná e da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, coronel Sérgio Malucelli. O deputado federal Fernando Jacobo; o deputado federal e secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros; o secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Guto Silva; prefeito de Pato Branco, Robson Cantu; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC), e vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Paraná, Felipe Busnardo Gullin; a gestora operacional da unidade de Pato Branco, Sandra Maria Capelli Matia.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo