Litoral Polícia

GCM salva criança desacordada na Ilha dos Valadares aplicando manobra de desengasgo

A intervenção de agentes da Guarda Civil Municipal foi essencial para um menino de dois anos, que chegou desacordado na unidade de saúde “Rodrigo Gomes”, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, por ter se engasgado.

Por Da Redação

26/02/2024 às 17:23:49 - Atualizado há

A intervenção de agentes da Guarda Civil Municipal foi essencial para um menino de dois anos, que chegou desacordado na unidade de saúde “Rodrigo Gomes”, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, por ter se engasgado. Na ocasião, dois guardas civis estavam no local e um deles pegou a criança e aplicou a manobra de Heimlich para desobstruir suas vias respiratórias. A situação ocorreu na última terça-feira, 20.

Conforme as informações divulgadas pela corporação nesta segunda-feira, 26, a situação ocorreu por volta das 19h. Na ocasião, o GCM Wellington Freitas da Silva tinha acabado de chegar na unidade de saúde para dar início ao seu turno quando a mãe chegou desesperada com a criança no colo, a qual estava sem respirar. Percebendo da situação da mulher, o guarda civil municipal imediatamente pegou a criança no colo e passou a comprimir sua barriga e a dar leves tapas em suas costas, para desobstruir as vias respiratórias.

O GCM Mathias Manfrini Martins, que também estava no posto, deu apoio na situação e na sequência os profissionais de saúde da unidade deram continuidade ao atendimento ao menino, que, posteriormente, foi encaminhado pelo Samu ao Hospital Regional do Litoral, sendo constatado que a atitude dos guardas civis foi importante para o que o menor fosse salvo.

Nas redes sociais, familiares da criança e profissionais de saúde envolvidos na situação postaram mensagens de agradecimento e consideração pela ação dos dois agentes e, posteriormente, a criança e sua mãe retornaram à unidade para agradecer pessoalmente ao GCM Welington pela sua atitude.



MANOBRA DE HEIMLICH

A técnica de desengasgo aplicada pelo GCM foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações

A técnica é utilizada em casos de engasgamento, para retirar o pedaço de comida ou objeto que possa estar interrompendo a respiração e salvar a vida da pessoa.

Na manobra utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania