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Romanelli defende redução de aportes para baratear tarifas de pedágio

Deputado propõe ampliar curva de isenção para até 40% de desconto e cobra garantias para obras e localização adequada das praças de cobrança “Precisamos estimular a concorrência e oferecer o pedágio mais barato possível aos paranaenses", afirmou Romanelli – Foto: Divulgaçãao/Assessoria Da Redação com Assessoria O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reiterou na quarta-feira, 21, seu compromisso com a busca por tarifas de pedágio mais acessíveis durante uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília.

Por Da Redação

24/02/2024 às 11:59:43 - Atualizado há

Deputado propõe ampliar curva de isenção para até 40% de desconto e cobra garantias para obras e localização adequada das praças de cobrança

“Precisamos estimular a concorrência e oferecer o pedágio mais barato possível aos paranaenses", afirmou Romanelli – Foto: Divulgaçãao/Assessoria

Da Redação com Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reiterou na quarta-feira, 21, seu compromisso com a busca por tarifas de pedágio mais acessíveis durante uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília. O encontro visava discutir os projetos dos Lotes 3 e 6 das novas concessões de rodovias. Romanelli defendeu a flexibilização da curva de aporte para possibilitar descontos mais agressivos na fase do leilão.

O parlamentar argumentou que o sistema atual, com descontos de até 18% sem a necessidade de aportes, já representa um avanço, mas propôs ampliar a curva de isenção para até 40% de desconto. Ele enfatizou a importância de estimular a concorrência e oferecer pedágios mais baratos aos paranaenses.

Durante a apresentação da equipe técnica do Ministério dos Transportes, Romanelli observou que cada lote apresenta um novo patamar de aporte, mas reforçou que a curva de isenção deveria ser maior, considerando as necessidades da região. A reunião contou com a presença da bancada federal do Paraná, liderada pelo deputado federal Toninho Wandscheer (PP), além de representantes do governo e da Infra S/A.

O deputado também expressou preocupações com a modelagem das concessões, ressaltando a necessidade de garantias mais robustas para as obras, além de alertar sobre a localização de algumas praças de cobrança, que podem prejudicar vínculos comerciais e impactar moradores de distritos e comunidades rurais.

As concessões dos Lotes 3 e 6 contemplam diversas rodovias estaduais e federais, com investimentos previstos de R$ 11,1 bilhões e R$ 12,9 bilhões, respectivamente. A busca por tarifas acessíveis e uma infraestrutura de transporte eficiente permanece como prioridade para o desenvolvimento regional.

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