Geral dengue

Pato Branco em alerta contra a Dengue

Em uma entrevista, Liliam Brandalise, secretária municipal de Saúde de Pato Branco, destacou a situação alarmante da dengue e faz alerta para a situação na cidade.

Por Da Redação

23/02/2024 às 10:49:41 - Atualizado há

Em uma entrevista, Liliam Brandalise, secretária municipal de Saúde de Pato Branco, destacou a situação alarmante da dengue e faz alerta para a situação na cidade. Com uma morte atualmente sob investigação devido à doença, Brandalise reforçou a necessidade de ações conjuntas entre o poder público e a população para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo a secretária, apesar dos esforços contínuos do município, incluindo mutirões de limpeza e campanhas de conscientização realizadas desde o ano passado, a colaboração ativa da comunidade é crucial. “Sem o envolvimento da população, será impossível conter o avanço da dengue”, afirmou Brandalise. Ela enfatizou a importância de eliminar os criadouros do mosquito, que podem se formar em pequenos acúmulos de água parada.

Brandalise também alertou sobre as graves consequências de um possível surto epidêmico. “Se não controlarmos a situação, nossa estrutura de saúde ficará sobrecarregada, com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as unidades básicas de saúde e hospitais focados exclusivamente no tratamento da dengue, afetando outros serviços médicos essenciais”, explicou.

Rodrigo Bertol, diretor da vigilância em saúde, comparou o mosquito transmissor da dengue a uma “seringa voadora”, destacando seu papel na rápida disseminação da doença. Brandalise conclamou a população a inspecionar regularmente suas propriedades e entrar em contato com a vigilância sanitária ou a Secretaria de Saúde para qualquer orientação ou apoio necessário.

A secretária reiterou o compromisso da administração municipal em trabalhar de forma incansável para evitar um alto índice de infestação e os danos significativos à saúde pública que isso acarretaria. “Precisamos da ajuda de todos para manter nossa cidade segura e saudável”, finalizou Brandalise.

A luta de Pato Branco contra a dengue é um alerta e continua sendo um desafio, exigindo uma resposta coordenada e a colaboração de toda a comunidade.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo