Grande Curitiba Geral

Mais de 3.600 novas empresas instalaram-se em Araucária em 2023

COM ASSESSORIAS – Em 2023, Araucária foi a cidade escolhida para 3.

Por Da Redação

22/02/2024 às 11:42:07 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

COM ASSESSORIAS – Em 2023, Araucária foi a cidade escolhida para 3.663 novos empresários abrirem seus negócios. Deste número, 2.856 são MEIs (Microempreendedor Individual) e 807 são novas empresas de demais portes. Do número total de empresas/CNPJ ativos em 2023, em primeiro lugar com maior quantidade ficam os MEI's, seguido de Microempresas (ME) e depois as Médias e Grandes Empresas (MGE).

Grande parte da área urbana de Araucária é destinada ao desenvolvimento industrial e isso a torna o maior polo industrial do Paraná e um dos maiores do Brasil. Historicamente, na década de 1970, Araucária foi beneficiada com projetos do Plano Nacional de Desenvolvimento, momento em que recebeu investimentos das indústrias naval, siderúrgica e petroquímica e, de lá para cá, a expansão no mundo dos negócios só vem aumentando.

A infraestrutura atual do município e as vantagens em empreender em Araucária tornam-se atrativos para os empresários na escolha da localização de sede ou filial. Diogo Bernardes é um bom exemplo disso, pois, há pouco mais de dois anos, veio do interior de São Paulo para abrir seu restaurante japonês em Araucária. Ele contou que a escolha da cidade na abertura do seu negócio se deu pelo "alto crescimento e desenvolvimento que a cidade vem tendo nos últimos anos". O restaurante já foi premiado entre os melhores da cidade e Diogo afirma que está totalmente convencido de que Araucária foi uma "bela escolha para empreender".

Willian de Moura também viu em Araucária inúmeros atrativos para abrir seu negócio, uma franquia de colchões que abriu as portas na cidade no ano passado. Quando decidiu empreender nesta área, Willian contou que a franqueadora apresentou opções de municípios na região metropolitana de Curitiba, mas que, dentre as cidades apresentadas, Araucária destacou-se na análise feita, principalmente pelo quesito de desenvolvimento econômico. "Araucária se destaca não só entre as cidades da RMC, como também entre todos os municípios do nosso Estado. Aqui há um excelente ambiente para os negócios. Avaliamos dados do IBGE, renda per capita e outras informações. Notamos ainda que a cidade é muito organizada, segura e limpa. Então, dentre as demais localidades que tínhamos como opção, optamos por Araucária porque, com certeza, ela foi destaque nesse ranking que estabelecemos", contou.

Para se ter ideia do crescimento industrial e comercial no município, basta atentar-se aos números. Segundo o Mapa das Empresas, atualmente há mais de 18.450 empresas ativas em Araucária, sendo 11.312 MEI’s e 7.140 de demais portes. De acordo com o Espaço do Empreendedor, em 2020 foram abertos 879 novos MEI's e 552 empresas. Este número aumentou em 2021, para 1.713 novos MEI's e 671 novas empresas. O crescimento seguiu o ritmo em 2022, com 2.417 novos MEI's e 675 novas empresas e permaneceu subindo em 2023, conforme mencionado acima. Só neste ano, em apenas dois meses, desde o dia 1º de janeiro até 21 de fevereiro, já foram abertos 470 MEI's e 74 novas empresas de variados portes.

Segundo pesquisas, o município de Araucária possui uma diversidade considerada alta no comércio. De acordo com relatório produzido pelo SEBRAE, após estudos acerca de negócios em 2023, o setor que mais cresceu entre os novos empreendimentos foi o de "serviços". Logo atrás fica o "comércio" e em terceiro lugar o setor "industrial". Já o perfil empreendedor em 2023 em Araucária é, em sua maioria do gênero masculino, totalizando 55%. Ainda assim, 45% dos novos negócios foram abertos por mulheres. A idade média dos novos empresários no ano passado foi de 45 anos, seguido pela faixa etária dos 30 aos 39 anos.

Um exemplo de empreendedorismo feminino é Daiana de Oliveira que, assim como Willian e Diogo, frente a diversos municípios próximos da capital paranaense, escolheu Araucária. Ela abriu uma loja de cosméticos há cerca de três anos e conta que segue feliz por ter escolhido este município para empreender. Entre os fatores que a fizeram optar por Araucária, Daiana citou o rápido crescimento da cidade e também o fácil acesso do bairro ao centro e vice versa. "Além disso, aqui há um ar de interior combinado com desenvolvimento. Desta forma, as pessoas que aqui moram sentem-se em um lugar que acolhe e, ao mesmo tempo, têm tudo que precisam com fácil acesso", comentou.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Vale lembrar que o Espaço do Empreendedor, localizado no Paço Municipal, realiza capacitações durante todo o ano, sobre os mais diversos assuntos voltados ao mundo empresarial, aos novos negócios, ambientes de inovação, alvará e crédito. Além disso, o espaço oferece suporte e realiza orientações aos MEI's e demais empresas.

Ainda, Araucária conta com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, conhecido por "Avançaraucária", o qual elabora e monitora o planejamento estratégico, formula políticas e programas voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do município, contando com uma composição de peso, tendo em seus membros grandes instituições públicas e privadas.

O atendimento no Espaço do Empreendedor acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para informações também é possível enviar mensagem no Whatsapp (41) 3614-1400 (Opção 9 do Menu) ou ligar para 3614-1516.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo