Geral Benjamin Netanyahu

Comparar Holocausto com guerra em Gaza "cruza uma linha vermelha", diz Netanyahu a Lula

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou neste domingo, 18, as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou os ataques israelenses à Faixa de Gaza com o Holocausto.

Por Da Redação

18/02/2024 às 13:57:42 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou neste domingo, 18, as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou os ataques israelenses à Faixa de Gaza com o Holocausto.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, escreveu Netanyahu.

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, continuou o primeiro-ministro de Israel.

Na mesma publicação, Netanyahu informou que conversou com o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, e ordenou a convocação do embaixador brasileiro para uma "chamada de repreensão" na segunda-feira, 19.

Mais cedo, em entrevista a jornalistas na Etiópia, Lula fez críticas à retirada de financiamento da agência para refugiados palestinos por países ricos. Em seguida, classificou as ações israelenses na Faixa de Gaza como genocídio e mencionou o extermínio de judeus por Adolf Hitler.

"Quando vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual o tamanho da consciência política dessa gente e qual o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio", declarou o presidente brasileiro.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", declarou Lula.

A comparação com a política de extermínio de judeus capitaneada por Hitler é forte porque Israel é um Estado que foi fundado por judeus com o apoio das potências que derrotaram a Alemanha nazista, a Itália fascista e o Japão imperialista na Segunda Guerra Mundial. O território, antes, era habitado por palestinos.

Lula é crítico contumaz das ações militares de Israel na Faixa de Gaza. O atual ciclo de hostilidades escalou no fim do ano passado, depois de o Hamas realizar uma série de atentados em território israelense. O petista já disse publicamente que considera a reação israelense desproporcional.

Opositores criticam Lula

Líderes da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva estão criticando o presidente neste domingo por causa de uma declaração em que o petista compara os ataques israelenses à Faixa de Gaza com o Holocausto. O apoio a Israel se tornou recorrente em grupos de direita no Brasil nos últimos anos, enquanto a simpatia de Lula e da esquerda à causa palestina vem de décadas.

"Presidente Lula, comparar o Holocausto à reação militar de Israel aos ataques terroristas que sofreu é vergonhoso. O Holocausto É incomparável e não pode ser naturalizado nunca. Em nome dos brasileiros, pedimos desculpas ao mundo e a todos os judeus", escreveu o presidente do PP e líder da minoria no Senado, Ciro Nogueira (PI), em seu perfil no X, novo nome do Twitter.

"Rasgos de senilidade, maldade deliberada, ignorância histórica e equívoco do ponto de vista da ética, moral e perspectiva geopolítica. O Brasil voltou. Padrão PT", escreveu o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), na mesma rede social.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Isto É
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo