Litoral Notícias

19º Carnailha acontece nesta terça (13) na Ilha dos Valadares: resgate do Carnaval de Salão em Paranaguá

A Ilha dos Valadares, o maior bairro de Paranaguá com cerca de 30 mil habitantes, se prepara para receber mais uma edição do tradicional Carnailha nesta terça-feira (13).

Por Da Redação

13/02/2024 às 13:02:50 - Atualizado há

A festa tem início às 16h no Campo do Sete, com a concentração dos foliões. Às 16h30 haverá homenagem aos foliões Audiléia Ramos e Juninho Chicão (em memória) e, depois, às 17h, haverá apresentação cultural Boi de Mamão. Em seguida, às 18h, o cortejo animado parte em direção à Praça Cyro Abalem, onde a diversão continua. O trajeto será embalado por sambas e marchinhas, com destaque para a animação da Banda Edison e Lucas.

Em seguida, está programado um cortejo até o Campo do Itiberê, onde o público poderá desfrutar de um palco montado especialmente para a ocasião e uma variada praça de alimentação. A noite promete ser animada com a participação do Bloco do Boi de Mamão e do Fandango Caiçara, que se unem ao Bloco Flor de Macambira para proporcionar uma experiência única aos participantes.

O Carnailha é uma verdadeira tradição familiar na Ilha dos Valadares, resgatando o espírito do antigo Carnaval de Salão que encantava a região. Carlinhos da Ilha recorda com carinho o início do projeto.

Comecei em 2003, com 10 amigos e umas motinhos, e a coisa começou a pegar e estamos até hoje. O Carnailha tem uma história, pois no bairro Itiberê, no Valadares, tinha o Clube do Itiberê, e numa Quarta-feira de Cinzas, o pessoal saiu do baile tocando instrumentos e foi até o Mercado Municipal. Infelizmente, o Carnaval de Salão acabou em Paranaguá, então combinamos de sair na rua para relembrar. E assim surgiu o Carnailha", relembra.

Evento oficial

A importância do Carnailha para a comunidade é tão significativa que Carlinhos, ex-vereador da cidade entre 2013 e 2016, apresentou um Projeto de Lei que tornou o Carnaval Interno da Ilha dos Valadares parte do Calendário Oficial de Eventos de Paranaguá em 2015, através da Lei nº 509/2015.

Com quase duas décadas de história, o Carnailha representa não apenas uma festa de carnaval, mas um resgate cultural que une gerações em torno da alegria, da música e da tradição. "Este ano, mais uma vez, a Ilha dos Valadares se prepara para receber os foliões de todas as idades, garantindo um ambiente familiar e descontraído para celebrar o Carnaval. Não perca essa festa que faz parte da história e da cultura da região", conclui Carlinhos da Ilha.

Foto: Divulgação

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania