Geral ABORDAGEM INTEGRAL

Iporã realiza capacitação de profissionais de saúde sobre puericultura

O governo municipal de Iporã, através da Secretaria de Saúde, iniciou o treinamento sobre puericultura, voltado a médicos e profissionais de enfermagem do programa Saúde da Família.

Por Da Redação

12/02/2024 às 12:50:17 - Atualizado há

O governo municipal de Iporã, através da Secretaria de Saúde, iniciou o treinamento sobre puericultura, voltado a médicos e profissionais de enfermagem do programa Saúde da Família. As atividades seguem até 7 de março.

Conforme a médica pediatra Bruna Diniz Neiva Giorgenon, uma das responsáveis pelo projeto, o objetivo é capacitar mais profissionais para acompanhamento periódico das crianças de 0 a 2 anos, com uma abordagem integral. 

"Queremos identificar precocemente os mais diversos problemas de saúde, como distúrbios de crescimento, desenvolvimento físico e mental e nutricional, entre outros. Quanto antes iniciarmos os trabalhos, melhores resultados vamos atingir”.

A enfermeira Érica Ruelis Amais também faz parte dos profissionais à frente do treinamento. Ela é especialista em Saúde da Família e atua no Hospital Municipal, onde integra a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Ela esclarece que o treinamento está sendo desenvolvido para fortalecer as questões de padronização no atendimento, pois ainda não há uma rotina estabelecida no município. "Queremos que todas as crianças recebam o mesmo tratamento, com os mesmos protocolos, do início ao fim do acompanhamento”.

O treinamento será dividido em cinco encontros, totalizando 10 horas de formação. Durante esse período, serão realizadas aulas expositivas, palestras e atividades práticas.

Programação

No primeiro encontro, realizado na última quinta-feira (8/2), foram apresentadas a estratificação de risco, as atribuições dos profissionais e os testes de triagem neonatal. No segundo encontro, na próxima quinta-feira (15/2), os profissionais serão atualizados sobre alimentação de crianças de 0 a 24 meses.

O terceiro encontro abordará desenvolvimento neuropsicomotor e vacinas. No quarto encontro, em 29 de fevereiro, serão apresentadas as principais doenças em pediatria ambulatorial. No quinto e último encontro, em 7 de março, será abordada a suplementação vitamínica e os exames de rotina da criança.

Além da colaboração da Dra. Bruna e da enfermeira Érica, o projeto conta com a participação da cirurgiã dentista Rafaela de Matos, do médico ortopedista Renan Rui Pinheiro, da ginecologista e obstetra Thaís Petinati Ribeiro e da coordenadora de atenção primária em saúde Francine Andrioni.

O que é Puericultura

Ao contrário de uma simples consulta pediátrica, em que a criança é levada ao médico devido a algum sintoma específico ou alterações, a puericultura não requer um motivo pontual para ser acionada.

A proposta é que esteja presente ao longo da vida da criança para acompanhar seus avanços, independentemente de ela apresentar ou não condições clínicas que demandem cuidados constantes ou alterações em seu quadro de saúde.

A consulta de puericultura abrange a avaliação do processo de desenvolvimento infantil, incluindo aspectos como estado nutricional, histórico alimentar, cobertura vacinal, desenvolvimento neuropsicomotor, visão, audição, desenvolvimento intelectual e saúde bucal, entre outros.

Uma avaliação constante envolve também a análise do histórico e da relação familiar da criança. Além do exame clínico, a puericultura baseia-se em compreender o contexto, a origem e o ambiente nos quais a criança está inserida, sendo igualmente importante para um cuidado completo e humanizado de saúde.

A periodicidade do acompanhamento dependerá da estratificação de risco da criança. O calendário mínimo consiste em receber uma visita domiciliar de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) até o 5º dia de vida, para verificar os sinais de alerta relacionados ao recém-nascido e à puérpera, bem como a realização da triagem neonatal e a situação do aleitamento materno.

Além disso, a recomendação é que as consultas ocorram mensalmente até o 6º mês de vida, trimestralmente do 6º ao 12º mês de vida e semestralmente do 12º ao 24º mês de vida.

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo