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Ondas da Transformação: Paranaguá inova ao unir surf, educação e valores na formação de cidadãos

A cidade de Paranaguá está testemunhando um projeto revolucionário que vai além das ondas do mar.

Por Da Redação

11/02/2024 às 16:42:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Para o ano de 2024, a Secretaria Municipal de Educação renovou sua parceria com o projeto. Atualmente, cinco instituições educacionais já participam da iniciativa: Escola Municipal Randolfo Arzua, Escola Municipal Costa e Silva, Escola Municipal Eloina Loyola, Escola Municipal Arminda de Souza Pereira e Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. Ao todo, 125 alunos são beneficiados com as atividades proporcionadas pelo “Ondas da Transformação”.

A secretária de Educação, Tenile Xavier, destaca a importância de ampliar o alcance da ação para beneficiar mais crianças da Rede Municipal de Ensino. "Renovar a parceria para 2024 é mais do que um compromisso, é o reconhecimento da importância do projeto na formação integral de nossos alunos. Através do surf, não apenas proporcionamos momentos de aprendizado e diversão, mas também cultivamos valores fundamentais, promovendo uma educação que vai além das salas de aula. Estamos focados em ampliar esse impacto, beneficiando mais crianças da Rede Municipal de Ensino, fortalecendo suas habilidades esportivas e também construindo cidadãos conscientes e comprometidos com valores essenciais para a vida", afirma Tenile ao JB Litoral.


Um novo cenário: Complexo Olímpico de Natação “Nereu Gouvea”

Uma novidade para este ano é o uso do Complexo Olímpico de Natação “Nereu Gouvea” como cenário para as etapas iniciais do projeto. O complexo foi completamente reestruturado no ano passado e, neste ano, volta a atender aos alunos da Rede Municipal de Educação e, inclusive, a comunidade em geral.

Alessandro do Rosário explica que o projeto ocorre em três etapas. Na primeira fase, as atividades acontecem dentro da escola, desenvolvendo equilíbrio, lateralidade e coordenação motora, utilizando simuladores de surf e skate. Na segunda fase, os alunos são introduzidos à piscina, aprendendo a remar e a ficar em pé na prancha. Por fim, na terceira fase, eles aplicam todo o conhecimento adquirido na praia e no mar.

É amplamente reconhecido que esta geração tem uma tendência a não praticar atividades físicas, sendo mais voltada para o mundo dos computadores e videogames. Como resultado, muitos deles não desenvolveram adequadamente sequer a coordenação motora básica. Diante desse cenário, nosso projeto desempenha um papel importante ao promover o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, equilíbrio e autoestima, contribuindo para preencher lacunas essenciais no desenvolvimento físico e emocional desses jovens“, explica Alessandro.


Além do esporte: alimentação saudável e cuidados com a natureza

O projeto vai além do esporte, abrangendo aspectos como alimentação saudável e cuidados com a natureza. Uma iniciativa importante e que tem dado certo é a reintrodução de hortas nas escolas participantes, promovendo uma alimentação sem agrotóxicos e orgânica.

"Nós, como surfistas, cultivamos valores fundamentais, como a preservação da natureza e a disciplina. Além disso, buscamos compartilhar com os alunos a importância da saúde e do bem-estar. Como parte desse compromisso, reativamos todas as hortas em cada escola participante, promovendo a valorização de uma alimentação isenta de agrotóxicos, pautada na qualidade e organicidade", explica Alessandro do Rosário.


Gratificação e compromisso

O presidente da ASPAR e idealizador do projeto expressa sua satisfação ao ver o plano em ação, lembrando que este foi seu trabalho de conclusão de curso na faculdade. A parceria com a Cattalini possibilitou sua execução, e o patrocínio integral, obtido através da Lei de Incentivo ao Esporte, reforça o compromisso em transformar vidas por meio do surf.

Dessa forma, realizamos a introdução do esporte nas escolas municipais de Paranaguá, marcando um capítulo inédito na história do surf local. Como presidente da Associação de Surf, me sinto muito gratificado. Observar a efetiva implementação desse projeto nas escolas é particularmente recompensador, pois este foi o meu trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal do Paraná, onde obtive minha formação em Educação Física“, conclui Alessandro do Rosário.

Fonte: JB Litoral
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