Geral Últimas Notícias

Estudo reforça que vacina contra HPV protege contra câncer de útero 

Um estudo de longo prazo reforça que a vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, é segura e eficaz.

Por Da Redação

08/02/2024 às 21:23:01 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Um estudo de longo prazo reforça que a vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, é segura e eficaz. Coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Edson Duarte, o estudo acompanhou, por 10 anos, 301 meninos e 971 meninas, que receberam a vacina nona valente HPV em mais de 40 Centros de Pesquisa de 13 países dos 4 continentes.

De acordo com Edson Duarte, os resultados foram muito positivos e podem ajudar pais hesitantes em vacinar seus filhos a se sentirem mais seguros sobre a imunização contra o HPV.

O estudo, de acordo com o pesquisador, ainda observou que os anticorpos atingiram picos mais altos nos participantes entre 9 e 12 anos, do que entre 13 e 15 anos, daí, a importância da vacinação ainda na pré-adolescência, como recomendado no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Edson Duarte destaca ainda a importância de meninos se vacinarem, para reduzir a transmissão do vírus e também porque o HPV pode provocar outros tipos de câncer.

O SUS disponibiliza gratuitamente a vacina quadrivalente contra o HPV, que protege a pessoa contra 4 tipos de vírus. Meninas e meninos de 9 a 14 anos podem se vacinar com duas doses, em intervalo de 6 meses. Além desse público, mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados ou pacientes oncológicos, até 45 anos, também podem receber a vacina contra o HPV com esquema de 3 doses.

Saúde Rio de Janeiro 08/02/2024 - 21:12 Roberto Piza / Pedro Lacerda Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional vacina HPV Proteção homens e mulheres quinta-feira, 8 Fevereiro, 2024 - 21:12 3:12
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo