Alunos do curso técnico de marketing do Colégio Pedro II foram recepcionados no início de mais um ano letivo, na manhã desta segunda-feira (5), com uma palestra sobre neuromarketing.
Alunos do curso técnico de marketing do Colégio Pedro II foram recepcionados no início de mais um ano letivo, na manhã desta segunda-feira (5), com uma palestra sobre neuromarketing. A apresentação, bastante dinâmica e repleta de insights criativos, foi feita pelo jornalista e publicitário Leonardo Revesso, diretor da agência Salla e do portal OBemdito.
Neuromarketing é o uso de técnicas da neurociência para entender como o cérebro humano responde a estímulos relacionados a produtos, marcas e publicidade. Isso envolve a análise de padrões cerebrais, respostas emocionais e comportamentais para compreender melhor o que atrai e motiva as pessoas a tomar decisões de compra.
As pesquisas são feitas com os mesmos equipamentos usados em exames de diagnóstico por imagem, voltados à captar ondas cerebrais, cardíacas, movimento ocular (pupilometria) e resposta de suor (sudorese), entre outros.
A importância do neuromarketing está em permitir que as empresas compreendam mais profundamente as preferências e reações dos consumidores. "Ao entender como o cérebro responde a estímulos específicos, as empresas podem ajustar suas estratégias de marketing para criar campanhas mais eficazes, produtos mais atraentes e experiências mais impactantes para os consumidores. Isso ajuda a otimizar as estratégias de marketing, aumentando a probabilidade de sucesso nos esforços de vendas e construção de marca", disse Revesso.
Segundo ele, nos últimos 10 anos descobrimos mais sobre o cérebro do que em toda a história da humanidade. "E essa busca por conhecimento sobre esse órgão complexo e fantástico está apenas começando", afirmou o profissional, que também é professor da UniAlfa (Faculdade Alfa de Umuarama), na área de inovação e criatividade em marketing. Este ano, a instituição de ensino superior passará a oferecer também a disciplina de neuromarkerting, colocando-se entre os programas mais atualizados do país.
"O mais interessante do neuromarketing é que ele vem para derrubar os achismos, que por décadas deram as cartas nas ações de vendas e foram responsáveis por muito dinheiro jogado fora. Entender de cérebro significa errar menos e otimizar investimentos. O que mais me entusiasma é que os recursos de pesquisa estão ficando cada vez mais acessíveis e já podemos aplicar uma parte deles em pequenas empresas, seja na publicidade, no ambiente da loja ou nos argumentos da equipe de vendas", destacou o palestrante.
"Estar hoje, aqui, no Pedro II, é motivo de muita alegria para mim. Foi aluno desta instituição de ensino. Aqui tive grandes professores, que foram (e continuam sendo) fundamentais na minha trajetória profissional. Minha gratidão à professora Tatiane Barros Nunes pelo convite".