Geral Viver Bem

Carnaval: Dias quentes exigem mais cuidados com a hidratação

O ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Por Da Redação

05/02/2024 às 13:44:37 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a média das temperaturas ficou em 24,92ºC, sendo 0,69°C acima da média histórica de 1991/2020, que é de 24,23°C.

De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil enfrentou nove episódios de ondas de calor no ano passado, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño. Dos 12 meses de 2023, nove tiveram temperatura acima da média histórica.

BEBA ÁGUA - Os dados reforçam a necessidade dos cuidados com a saúde e também com o hábito de beber água regularmente; especialmente no verão, em que os dias são mais quentes e o organismo perde líquidos e sais minerais com mais facilidade. Foliões também precisam ficar atentos para não desidratar na maratona de blocos e bailes de Carnaval.

"Apesar do nosso corpo ser composto por 70% de água, a hidratação é fundamental para recuperar os líquidos perdidos através do suor, da urina e da respiração", explica a biomédica Valéria Avanzi, doutora em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6).

Outra recomendação da especialista é tomar água em pequenas quantidades ao longo do dia, mesmo sem estar com sede. "A sensação de sede acontece quando o organismo já está em processo de desidratação e isso deve ser evitado".

QUANTIDADE IDEAL - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg. Crianças e idosos são mais suscetíveis à desidratação e insolação. Por isso, o cuidado com esse público deve ser redobrado, especialmente no verão.

Segundo o Ministério da Saúde, os idosos precisam ter ainda mais atenção com a hidratação. Pessoas com mais de 60 anos sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede. Sem perceber, eles sentem menos vontade de beber água, mas o corpo continua necessitando de uma boa quantidade de líquidos para que todo o organismo funcione bem.

FUNÇÕES DA ÁGUA - A água atua como um elemento vital para o corpo humano e todas as células do organismo. Entre suas diversas funções, ajuda no transporte de nutrientes e detritos celulares, resultantes dos processos metabólicos.

A água também auxilia no transporte de hormônios, enzimas e células sanguíneas; ajuda a dissolver substâncias e promover reações químicas; elimina toxinas através da urina; lubrifica as articulações; regula a temperatura do organismo e é essencial para todos os processos fisiológicos: digestão, absorção, assimilação e excreção.

BENEFÍCIOS - Segundo a biomédica, quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio e cause inchaços.

"A água ajuda a dar força aos músculos, auxilia na limpeza dos pulmões e para que os rins fiquem saudáveis. Também deixa a pele bonita, contribui para o bom humor e o raciocínio eficiente e a ingestão de água está relacionada com uma melhora no desempenho de atividades intelectuais", observa Valéria Avanzi.

DESIDRATAÇÃO - Além da quantidade diária recomendada pela OMS, em dias muito quentes é preciso ficar atento aos possíveis sintomas de desidratação. Boca seca, pele mais ressecada, sensação de fraqueza, fadiga ou tontura indicam que é necessário consumir mais água e de maneira fracionada ao longo do dia.

Quem pratica esportes deve se hidratar antes, durante e depois do exercício. "Pessoas com enfermidades pré-existentes - como diabete, problemas cardíacos, doenças renais e respiratórias crônicas (como a asma, por exemplo), além de distúrbios metabólicos (como na tireoide) e doenças neurológicas - necessitam ainda mais atenção em dias muito quentes, porque a falta de água pode afetar seu bem-estar físico e mental", pontua a representante do CRBM6.

Com informações: assessoria de imprensa.

Fonte: A Rede
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo