Geral MANUTENÇÃO

Serviços de micropavimentação e recapeamento asfáltico chegam a quase 40 mil m² em 2024

Uma cidade do porte de Umuarama, que possui uma malha asfáltica que ultrapassa um milhão de metros quadrados, deve manter programas constantes para preservação, recuperação e manutenção dessa estrutura que permite a mobilidade urbana.

Por Da Redação

02/02/2024 às 17:11:38 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Uma cidade do porte de Umuarama, que possui uma malha asfáltica que ultrapassa um milhão de metros quadrados, deve manter programas constantes para preservação, recuperação e manutenção dessa estrutura que permite a mobilidade urbana. E a administração municipal tem investido em serviços de micropavimentação e pavimentação asfáltica, além de sustentar de forma permanente as operações tapa-buracos. Para se ter uma ideia, só em 2024 foram quase 40 mil m² em obras.

Os trabalhos são realizados e coordenados pela Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, que também realiza ações de reperfilamento, manutenção de redes de galerias, bueiros e bocas de lobo. "Há períodos em que as chuvas podem tanto provocar estragos, quanto impedir que obras sejam iniciadas ou realizadas com maior agilidade, o que exige um pouco de paciência do morador. Mas, tirando isso, as obras para a manutenção da estrutura de pavimentação são feitas da forma mais efetiva possível", observa o secretário Renato Caobianco.

Entre as obras e intervenções da Secretaria, destaque para a micropavimentação que está acontecendo em grande trecho da Zona 2, como as ruas Goiás, Pará, José Honório Ramos, Cambé, Santa Catarina, Doutor Camargo e Aricanduva, além das avenidas Getúlio Vargas e Rolândia, totalizando 25.492,2 m² de área atendida. "Vale destacar também um trabalho de recape já executado na Praça do Alto São Francisco e parte da avenida Guarani, com 4 mil m²", registrou o secretário.

Também passaram por obras de recape os bairros Jardim Verde Vale e Moradias Vitória. Na avenida Vitória foram 3.550 m², na rua Antônio Ribeiro Galles foram 1.300 m², na rua Izabel Serrano Rodrigues mais 340 m² e na rua José Inácio de Gouveia foram 1.190 m², totalizando 6.380 m² já executados. "No distrito de Roberto Silveira estamos finalizando os trabalhos de pavimentação e meios-fios e vamos iniciar a execução de calçada. Ali a área de pavimentação chega a 3.200 m² aproximadamente, na extensão da rua Bom Jesus e trecho ao redor da Praça Umuarama, que é a Praça da Igreja", detalha Caobianco.

As equipes da divisão de Pavimentação e Reparos de Vias Públicas têm como determinação atender com celeridade tanto os chamados registrados na Ouvidoria – 156 quanto para atender às demandas indicados pelos fiscais que atuam na Secretaria de Obras. Reginaldo Aparecido Lopes, chefe da divisão, pede aos moradores a colaboração para que não estacionem veículos nas ruas, no momento em que o serviço estiver sendo executado. "As interrupções do trânsito são breves e é importante que o trabalho não seja interrompido. Quanto maior a colaboração, mas rápido a revitalização será concluída", ressalta.

O prefeito Celso Pozzobom acompanha pessoalmente o trabalho. "Cuidar da malha urbana de Umuarama é um desafio. Mesmo assim conseguimos fazer um bom trabalho, com a dedicação da equipe e investimentos na aquisição de materiais, equipamentos e máquinas", lembrou. Ele destaca que além da qualidade, a economia é outro fator importante comparando os custos da micropavimentação ao de outros serviços, como o recapeamento.

(Assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo