Geral eleições

Chance de 2° turno em SJP e IA são desafios da nova cúpula do TRE-PR para as Eleições de 2024

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

Por Da Redação

01/02/2024 às 17:02:25 - Atualizado há

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter

A possibilidade de acontecer um 2° turno em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, são junto com a Inteligência Artificial (IA) os principais desafios para as eleições municipais em 2024 por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A nova cúpula diretiva do órgão, responsável pelo pleito no estado, tomou posse nesta quinta-feira (1) em Curitiba.

São José dos Pinhas e Foz do Iguaçu alcançaram 200 mil eleitores e, com isso, terão pela primeira vez a possibilidade de 2°turno, no caso de nenhum dos candidatos alcançar mais de 50% os votos válidos. Elas se juntam a outras cinco cidades do Paraná já habilitadas.

O novo presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, afirmou que é importante os moradores das cidades estarem cientes da novidade. "Haverá mais municípios com possibilidade de 2° turno e é importante que estes eleitores saibam disso. Agora, serão sete cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais", confirmou, ao ser questionado pelo Portal Nosso Dia.

Novo presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)

O novo vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, disse que isso traz uma responsabilidade maior ao órgão, já que poderá haver mais demanda em eventuais 2° turnos. "Nossa preocupação é com a polarização do 2° turno. Neste sentido, daremos todo apoio tecnológico para estas sete zonas eleitorais em que existe a possibilidade", destacou.

Inteligência Artificial (IA)

Durante a entrevista coletiva de posse, os desembargadores também foram questionados sobre como o TRE-PR trabalhará no possível uso de Inteligência Artificial (IA) com vídeos fakes e outras tecnologias.

"Estaremos fortes na fiscalização e podendo ter cassação, dentro do devido processo ilegal, se alguém quiser enganar o eleitor. O que queremos é a tranquilidade ,para que o paranense possa votar naquele que demonstrou honestidade e trabalho. Vamos combater o que contrariar ordenamento juridico", concluiu o vice-presidente do TRE-PR.

A nova cúpula do órgã cumprirá mandato no biênio 2024-2025

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo