Geral Rodovias do Paraná

DER/PR segue com conservação e melhorias na PRC-280 e PRC-158

Por Diário do Sudoeste

01/02/2024 às 07:57:49 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Na quarta-feira (31), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) completa sete meses de atividades de conservação e manutenção nas rodovias PRC-280 e PRC-158, que ligam Palmas a Renascença, na região Sudoeste do estado. Esta iniciativa é parte dos esforços contínuos do DER/PR para melhorar a infraestrutura viária no Paraná.

Desde o início dos trabalhos, foram investidos R$ 9.999.723,90 em um contrato específico, visando aprimorar as condições das duas rodovias, que somam 116,35 quilômetros. Este projeto impacta positivamente a vida de aproximadamente 170 mil habitantes de sete municípios (Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Renascença e Vitorino), além de atender ao tráfego de longa distância. Está previsto um investimento adicional de R$ 16.875.571,60 nos próximos meses.

Os serviços incluem remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, atendendo tanto às necessidades rotineiras quanto a danos específicos no pavimento.

A PRC-280, uma rodovia antiga e de pista simples, enfrenta um tráfego diário médio de até 8 mil veículos, sendo muitos deles caminhões de carga. Este perfil de tráfego torna as rodovias PRC-280 e PRC-158 suscetíveis a danos como buracos e afundamentos, desafiando o pavimento asfáltico e exigindo manutenções frequentes. O contrato atual de conservação melhora a trafegabilidade, mas é reconhecido que soluções a longo prazo são necessárias.

Para combater o excesso de peso veicular, prática que danifica o pavimento e aumenta os riscos de acidentes, o DER/PR mantém um ponto de pesagem de veículos de carga e de transporte de passageiros em Pato Branco.

Além disso, estão em planejamento duas grandes obras de restauração em pavimento rígido de concreto pela técnica whitetopping, uma já contratada entre Palmas e Clevelândia e a outra em licitação para o trecho de Clevelândia a Pato Branco. Essas restaurações seguirão o padrão já implementado no trecho entre Palmas e General Carneiro, considerado um dos melhores do estado.

Finalmente, a partir de Pato Branco em direção a Cascavel, as rodovias serão incorporadas ao novo programa de concessões rodoviárias do governo federal, especificamente do Lote 06, com expectativa de leilão ainda este ano. As melhorias previstas incluem duplicação, vias marginais, viadutos, passarelas, ciclovias e outras obras essenciais.

Esses avanços e investimentos são cruciais para o desenvolvimento regional, não só melhorando a segurança e a eficiência do transporte, mas também contribuindo para o crescimento econômico e a qualidade de vida dos habitantes e usuários das rodovias.

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