Grande Curitiba Araucária

Araucária inicia credenciamento de associações, cooperativas e agricultores interessados em fornecer produtos para a alimentação escolar

Por Grande Curitiba

31/01/2024 às 15:51:51 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Comissão Permanente de Credenciamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), publicou um edital de Chamada Pública (n° 001/2024) para cadastro de associações, cooperativas e agricultores interessados em fornecer produtos para a alimentação escolar (merenda escolar). O edital, publicado no Diário Oficial do Município, apresenta as informações necessárias de como participar, detalhes sobre os produtos de interesse, bem como os documentos necessários. O chamamento visa atender o ano letivo de 2024 e a recomendação é de que o cadastro seja feito até 29 de março.

Os interessados no cadastro devem protocolar o pedido junto ao Núcleo Administrativo Financeiro da SMED (rua Lourenço Jasiocha, 2197, Centro – Araucária), conforme descrito no edital. Cumprindo o previsto na resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), organizações de agricultores familiares de âmbito local e os produtos provenientes da produção orgânica e/ou agroecológica deverão ter prioridade na aquisição pela Prefeitura. Produtos agroecológicos ou orgânicos podem ter preço de compra acrescido em até 30% em relação aos preços estabelecidos para os produtos convencionais, dentro do previsto na resolução nº 06/2020 e leis federais 11.326/2006 e 12.512/2011.

VARIEDADE – Em Araucária, a alimentação escolar, além de um direito da criança, é vista como parte imprescindível para o desenvolvimento dos estudantes. Oferecer opções diversificadas, naturais e menos produtos industrializados, é possibilitar o desenvolvimento, crescimento e formação de práticas saudáveis, além de terem a oferta de alimentos que cubram suas necessidades nutricionais e a descoberta de novos sabores.

A relação de itens de interesse de aquisição pela Prefeitura é ampla. Entre os exemplos, estão diferentes tipos de: abóbora, arroz, feijão, repolho, couve, ovos, abacaxis, laranjas, maçãs, sucos integrais, polpas de frutas e pães. Merecem destaque também itens de interesse como vagem, inhame, amora, framboesa, mirtilo, kiwi e queijos (como ricota e mussarela nozinho).

Os cardápios da alimentação escolar da rede municipal de ensino de Araucária são elaborados por nutricionista e são disponibilizados no portal da Prefeitura na internet (www.araucaria.pr.gov.br). Eles levam em conta as necessidades nutricionais estabelecidas, separados por faixa etária. É sempre importante destacar que a preocupação maior é garantir que a alimentação seja saborosa e saudável, valorizando os produtos in natura e priorizando os alimentos regionais.

* CLIQUE AQUI para ler o edital publicado sobre o chamamento.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo