Esportes Nova Olímpia

Jogador de Nova Olímpia assina contrato com time de futebol europeu

Por O Bemdito

31/01/2024 às 09:50:29 - Atualizado há

Um jovem, natural de Nova Olímpia, vem enchendo a cidade de orgulho. Ricardo Augusto Belezi Galvão, de 25 anos, é goleiro e, na semana passada, assinou contrato com o time do Naval 1893, da cidade de Coimbra em Portugal.

O atleta, que já passou por vários clubes do Paraná, São Paulo e Recife, vai jogar a divisão de elite Coimbra 23/24, que seria a segunda divisão do país. Antes de ir para Portugal, estava treinando em um time do Paraná. "É uma experiência incrível. Algo que eu vinha buscando já há algum tempo. O clube é muito bem equipado e vem me assessorando em tudo", contou a OBemdito.

O contrato assinado tem prazo de duração de seis meses, mas será renovado para mais um ano, assim que o time se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). "O país foi bem acolhedor, assim como os torcedores. Quando anunciaram a minha chegada, todos foram muito receptivos. Estou me sentindo muito bem para jogar", afirmou.

A ida de Ricardo para a Europa foi intermediada por um empresário que conhecia o atleta e que jogou no futebol europeu por muito tempo. Luiz Nogueira, o Luizão como é mais conhecido, viabilizou o primeiro contato entre o goleiro e o clube. "O Luizão viu o meu material e mandou para o clube, que viu, gostou e me chamou para jogar", detalha.

Agora, com o contrato assinado, o atleta espera se dedicar ao máximo para que o seu clube consiga o acesso para a primeira divisão do futebol europeu. Ao todo, são 12 times na disputa. O Naval 1893 está em 6º lugar e vem fazendo uma boa campanha. Além disso, Ricardo também planeja levar a esposa Natalia Freitas, que atualmente está em São Paulo.

Início da Carreira

Ricardo começou a jogar futebol aos 6 anos de idade nos times de base de Nova Olímpia. Mas foi aos 14 que viu que o futebol poderia se tornar uma profissão. Ao lado do avô, Osvaldo Belezi (in memoriam), o menino, que já se mostrava habilidoso com a bola, deu os primeiros passos em direção à carreira. "Saí de casa muito cedo para jogar. Aos 14 anos já não morava mais com meus pais", lembra Ricardo.

Foi nessa época que mudou-se para Curitiba, onde jogou durante um tempo. Depois foi para o Rio Grande e, na sequência, jogou em São Paulo e Recife. Entre os principais clubes, passou pelo Santa Cruz, do Recife, onde jogou o campeonato brasileiro Sub-20; Velo Clube de São Paulo, time da 1ª divisão do Paulista, e o América de São Paulo, este último na 1ª divisão do profissional.

Orgulho

A conquista de Ricardo enche de orgulho, não só a família, mas toda a cidade de Nova Olímpia, onde seu avô, Osvaldo Belezi, foi funcionário público e um dos pioneiros do município. "É uma vitória muito grande para ele, porque quem é do mundo do futebol sabe que não é nada fácil chegar onde ele chegou. Ele batalhou muito. Meu pai, hoje falecido, foi o maior incentivador dele. Se estivesse vivo, estaria muito feliz", argumenta Griziele Maria Belezi Galvão, mãe de Ricardo.

Conforme ela, o pai era um grande apaixonado pelo futebol e sempre foi um dos maiores incentivadores da carreira do filho. "Ele andava com as fotos do Ricardo mostrando para as pessoas. Se ele estivesse aqui conosco, estaria muito orgulhoso. Acho que a vitória maior seria do meu pai".

Para o secretário de Esportes e Lazer de Nova Olímpia, Fábio Rogério Dos Santos, a conquista de Ricardo serve de espelho e como incentivo para os jovens da cidade. "É um orgulho para a nossa cidade ter um filho da nossa terra estreando no futebol europeu. Isso nos motiva a continuar incentivando nossos alunos e atletas a persistirem nos treinamentos e não desistirem de seus sonhos", pontuou.

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo