Geral dengue

Paraná crítica pequena quantidade de doses contra dengue e encaminha ofício ao Ministério da Saúde

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

Por Da Redação

25/01/2024 às 22:52:49 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, oficiou, nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde pedindo mais doses da vacina contra a dengue e garantiu que o Paraná está preparado e pode iniciar a imunização a qualquer momento, antes mesmo de fevereiro.

O primeiro lote das vacinas, definido MS, contempla apenas para 30 municípios de abrangência da 17ª Regional de Saúde de Londrina e 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. As doses são insuficientes diante do cenário epidêmico que o Estado enfrenta.

O Paraná é o terceiro Estado com o maior número de casos. Segundo o secretário, esta realidade tem que ser considerada pelo Ministério da Saúde para o incremento das doses.

"A distribuição de vacinas apenas para as regiões de Foz do Iguaçu e Londrina não contempla o atua cenário da dengue no Paraná. Nós temos casos muito graves, números elevados de casos, principalmente em Apucarana, Paranavaí, Paranaguá, Maringá e Jacarezinho. Aproveitamos que o Ministério possa reconsiderar e ampliar as doses neste primeiro lote", afirmou Beto Preto.

Assista ao que disse o secretário de Saúde:

PARANÁ PREPARADO - Referência na distribuição de imunizantes, o Paraná possui uma extensa rede logística que permite descentralizar vacinas em tempo ágil e eficaz. Durante a pandemia da Covid-19, o Estado ganhou destaque nacional ao realizar, com eficiência, o envio de doses a todos os 399 municípios do Estado.

"Nós já provamos a grande capacidade do Paraná de levar a vacina até o braço dos paranaenses. Com a vacina da dengue, não será diferente. Temos uma estrutura robusta e que será utilizada para garantir a melhor assistência à nossa população", disse o secretário.

Inicialmente o público-alvo determinado pelo MS é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, depois dos idosos, que não têm indicação de vacinação, neste momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O esquema é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. No Paraná, a estimativa deste primeiro público-alvo nestas regiões é de 86.836 pessoas.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo