Política Curitiba

Estudo do BNDES vai definir viabilidade de VLT entre Curitiba e SJP; Pimentel garante que tarifa será justa

Por Nosso Dia

25/01/2024 às 12:46:55 - Atualizado há

Uma parceria entre as Prefeituras de Curitiba, São José dos Pinhais e o Governo do Paraná contratou, junto ao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, um estudo para definir a viabilidade da implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Metropolitano, na ligação entre os dois municípios, do Aeroporto Internacional Afonso Pena até o bairro Centro Cívico.

O anúncio da contratação foi feita em conjunto entre as três administrações na manhã desta quinta-feira (25). O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, garantiu um projeto moderno e uma tarifa justa, no caso do estudo apontar a viabilidade do novo modal. "Com certeza será uma passagem viável, ainda sem valor estipulado, vai depender do estudo. Mas será uma tarifa justa", respondeu Pimentel.

Muito se prometeu em Curitiba a implantação de um metrô, o que hoje se considera inviável pelo tamanho da população e custo econômico. O prefeito fez questão de destacar que existe uma diferença entre a possibilidade do VLT para o metrô, que está na contratação do estudo de viabilidade, no valor de R$ 12,5 milhões.

"Nós temos credibilidade e confiança para propor este estudo. É um estudo de viabilidade ambiental para a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). É uma nova linha do transporte público para fortalecer a integração. É um estudo em linha plana e a única parte elevada seria do terminal de São José dos Pinhais até o Aeroporto. Se usaria a canaleta da Av. Marechal Floriano Peixoto, substituindo o transporte coletivo", destacou Pimentel, que também é secretário de Cidades do Governo do Paraná.

Projeto do VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais (Foto: Reprodução)

O novo sistema deverá deverá substituir o BRT do eixo Boqueirão, ampliando o permitir uma conexão rápida, direta e moderna entre o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, passando, entre outros pontos, pelo Terminal Central de São José dos Pinhais, Terminal do Boqueirão, em Curitiba, Terminal do Carmo, Terminal do Hauer, Linha Verde, Tribunal Regional Eleitoral, UTFPR e Centro Cívico, totalizando cerca de 21,5 km de extensão. A previsão de investimentos para a implantação do VLT é de R$ 2,5 bilhões.

Pimentel ainda salientou os possíveis prazos para a implantação do VLT. "Acreditamos que em maio de 2025 teremos a viabilidade técnica. Dois meses depois é feito lançamento e pelo menos mais dois anos de obras. Temos uma linha que funciona bem e podemos utilizar a canaleta. É uma substituição da linha do transporte coletivo pelo VLT e sabemos que há demanda de passageiros", ressaltou, destacando outro ponto da viabilidade do projeto.

Também presente durante o anúncio do estudo de viabilidade, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, também mostrou otimismo para que o estudo confirme a viabilidade do VLT. "Vai favorecer a todos os usuários e trabalhadores. É a possibilidade de viabilizar um transporte mais rápido e de qualidade para quem chega no aeroporto. A equipe técnica da prefeitura está trabalhando junto, porque é importante que os municípios estejam alinhados", falou.

Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer (Foto: Nosso Dia)

Por fim, também presente no anúncio representando o Governo do Paraná, o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, Gilson Santos, ressaltou que há vários fatores para que o projeto seja aprovado."Curitiba já é uma referência e são vários fatores para tornar esse projeto viável. É um eixo importante para a ligação a um dos principais aeroportos do país. Temos bons exemplos de integração como o Colombo/CIC e Pinhais/Curitiba que são um sucesso", lembrou.

Com a contratação do projeto, a expectativa é que os trabalhos do estudo de viabilidade comecem em março de 2024, com prazo de cerca de um ano para ser concluído.

Fonte: Nosso Dia
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