Geral Últimas Notícias

Brasil de Fato completa 21 anos de jornalismo; veja a história do jornal impresso em 10 capas

Há exatos 21 anos, em 25 de janeiro de 2003, durante a terceira edição do Fórum Social Mundial, era lançado o Brasil de Fato.

Por Da Redação

25/01/2024 às 07:44:09 - Atualizado há

Há exatos 21 anos, em 25 de janeiro de 2003, durante a terceira edição do Fórum Social Mundial, era lançado o Brasil de Fato. A iniciativa pioneira propunha uma alternativa à imprensa hegemônica: jornalismo organizado por movimentos populares brasileiros.

Originalmente um veículo impresso, o projeto cresceu e se adaptou à evolução da comunicação e, após mais de duas décadas, está presente em diversos ambientes digitais. Mas o tradicional jornal impresso ajuda a contar a história do Brasil de Fato e do país nos últimos anos. Confira algumas capas históricas.

30 de setembro a 6 de outubro de 2004

Nos últimos meses de 2023, o acordo entre Mercosul e União Europeia voltou à pauta, em meio a negociações que pouco avançavam. O tema, porém, já faz parte do noticiário do Brasil, dos países vizinhos e dos europeus há muito mais tempo, como mostra a capa da edição 83 do Brasil de Fato, que foi às ruas em setembro de 2004 e destacava: "Acordo com europeus fere soberania".

Naquele que era o segundo ano do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também foram destaques na edição a possível liberação de alimentos transgênicos e a elevação das taxas de juros, além da tensão na fronteira entre Venezuela e Colômbia.

6 a 12 de abril de 2006

Em abril de 1996, 21 trabalhadores rurais foram assassinados por policiais militares no episódio que ficou conhecido como massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Dez anos mais tarde, o Brasil de Fato denunciava a impunidade. Dos 144 incriminados, apenas dois tinham sido condenados – e estavam em liberdade. O caso foi destaque em caderno especial.

O jornal trouxe ainda detalhes sobre a terceira edição do Acampamento Terra Livre, principal mobilização do calendário de lutas dos povos indígenas; e destacou a "teimosia coletiva" que levava o próprio Brasil de Fato a completar três anos.

12 a 18 de outubro de 2006

Lançada entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais de 2006, a edição 189 do jornal Brasil de Fato reforçava o apoio dos movimentos populares à reeleição de Lula, destacando a busca por mais compromisso com as mudanças no país. Na ocasião, Lula enfrentaria o então candidato do PSDB, o hoje vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

"Hoje, o inimigo principal é o bloco que se aglutina em torno da candidatura Geraldo Alckmin. É esse, portanto, que deve ser derrotado nas atuais eleições. Assim, votar Lula, mesmo sem qualquer ilusão no que diz respeito a sua política econômica, é um dever de todos nós que construímos a classe trabalhadora e o povo brasileiro", destacou editorial na capa da edição.

13 a 19 de março de 2008


O Dia Internacional de Luta das Mulheres foi o destaque da edição 263 do jornal Brasil de Fato, publicada em março de 2008. A foto de capa mostrou a ocupação da estrada de ferro Vitória-Minas, que reuniu cerca de mil mulheres para chamar atenção para a situação das pessoas desabrigadas após o rompimento de uma barragem em Aimorés. Outras mobilizações do 8 de março também foram noticiadas.

As altas taxas de juros, àquela altura, também eram uma preocupação, e foram destaque na edição. E, no cenário internacional, o BdF apontou os escandalosos lucros das empresas do setor bélico após cinco anos de guerra no Iraque.

26 de março a 1º de abril de 2009


Uma "vitória histórica". Assim o Brasil de Fato definiu a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009. O território em Roraima era alvo de uma disputa de mais de 30 anos com latifundiários, e a conquista da demarcação da Terra Indígena foi muito celebrada junto à sede do Supremo.

A edição trouxe ainda outros destaques do cenário nacional (como uma greve histórica de trabalhadores da Petrobras, a primeira em 14 anos); e internacional, como o avanço do processo revolucionário venezuelano sob a presidência de Hugo Chávez, que naquela altura realizava expropriações e ocupações em setores estratégicos.

Outubro de 2018 - Edição Especial


Às portas do segundo turno das eleições presidenciais que culminariam com a trágica vitória de Jair Bolsonaro (então no PSL) o BdF lançou uma edição especial do tabloide com a manchete a manchete "Você decide o futuro do país" e disponibilizou o arquivo para impressão e distribuição gratuitamente por todo o país.

A edição foi alvo de tentativa de censura. Por ordem do juiz eleitoral Sandro de Araujo Lontra, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro invadiram a sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), na cidade de Macaé (RJ) para confiscar milhares de jornais, o que foi alvo de repúdio por parte do próprio BdF, entidades profissionais e leitores.

Maio de 2019 - Edição especial

Em um intervalo de menos de quatro anos o Brasil viveu seus dois maiores crimes socioambientais: os rompimentos das barragens da Vale (em parceria com a BHP, que formou a Samarco) em Mariana (MG), em novembro de 2015; e em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019. O Brasil de Fato, em edição impressa em maio de 2019, trouxe a manchete "Crimes da Vale expõem perigos da mineração no Brasil".

O jornal deu espaço à dor das vítimas e familiares, apontou as consequências dos derramamentos e mostrou como funciona o modelo de negócio da mineração no Brasil: "crimes e lucros". O rastro de destruição provocou a mobilização de muitas pessoas, e essa luta também foi destaque nas páginas do tabloide.

Outubro de 2019 - Edição especial

No primeiro ano de Jair Bolsonaro (PL) à frente da presidência da República, já estava clara a postura antiambientalista daquele governo. Em outubro de 2019, o Brasil de Fato levou às ruas uma edição especial do tabloide que destacava que a Amazônia está "mais perto do que você imagina".

Além de apresentar o bioma em detalhes para pessoas de todas as partes do país, o jornal destacou as queimadas e desmatamento, que já eram alarmantes, e apontou a importância de indígenas e camponeses, fundamentais para uma Amazônia sustentável.

Setembro de 2021 - Edição especial

A devastação causada pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de covid-19 foi o tema da edição especial do tabloide do Brasil de Fato publicada em setembro de 2021. Fome, desemprego e corrupção em um momento em que o Brasil já contabilizava mais de 570 mil vítimas da doença.

O jornal destacou ainda os planos de vendas da Eletrobras e dos Correios pelo governo de extrema-direita e a expectativa de impactos negativos para a população. Mais tarde, a estatal do setor elétrico foi efetivamente vendida, enquanto os Correios sobreviveram à sanha entreguista.

Novembro de 2021 - Edição especial

Em edição especial no mês da consciência negra em 2021, o Brasil de Fato propôs discussões sobre as questões raciais. As lutas do povo negro, sabotadas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), foram destaque da edição, que trouxe ainda os atos que tomariam as ruas do país naquele 20 de novembro.

A edição contou parte das conquistas dessa luta, como a Lei de Cotas, a regulamentação do trabalho doméstico e a destinação de verbas públicas para financiamento de campanha de acordo com a proporção de candidaturas negras. E apresentou dicas culturais, com cinema, literatura e música.

Outubro de 2022 - Edição especial

Em 2022, o Brasil voltou a ter seu futuro em jogo no segundo turno de uma eleição presidencial. O então ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), tinha como adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorria para um terceiro mandato. "O futuro do Brasil em jogo", dizia a capa da edição impressa do Brasil de Fato.

Além de apontar alguns dos muitos problemas vividos pelo país sob o comando do capitão reformado, como o desmonte de políticas públicas, a perda da soberania e a volta da fome, o tabloide apontou caminhos para a reconstrução do país.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo