Geral Redemocratização do Brasil

Fundação do MST marcou período de luta pela redemocratização do Brasil

Por Rádio Agência Nacional

23/01/2024 às 01:19:36 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A luta pela terra sempre esteve presente na história do Brasil, fruto da concentração de terras desde o período colonial. Revoltas, guerras e repressão marcaram a disputa pela sobrevivência no país, como as lutas camponesa, indígenas e quilombolas.

No final da década de 1970, ressurgiram as ocupações de terra por camponeses, principalmente na região sul, em meio à forte repressão da ditadura. E a sociedade brasileira se organizava pela redemocratização.

E em 22 de janeiro de 1984, em Cascavel, no Paraná, camponeses, pequenos agricultores, posseiros e excluídos rurais se juntaram no 1º Encontro Nacional dos Sem Terra. Esse evento marcou a fundação do maior movimento social pela distribuição de terras do país, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

Para o professor da Universidade de Brasília e pesquisador sobre a questão agrária no país, Sérgio Sauer, o MST ampliou as suas lutas ao longo desses 40 anos.

Mas a violência do campo sempre acompanhou a luta pela terra. Só em 2022, 70 pessoas foram mortas em conflitos agrários, segundo a Comissão Pastoral da Terra. O professor Sérgio Sauer destaca que a impunidade impede a diminuição dessa violência.

Já Ceres Hadich, integrante da Direção Nacional do MST, afirma que essa é uma estratégia do agronegócio contra os excluídos do campo.

O pesquisador Sérgio Sauer ressalta que a reforma agrária ainda é uma demanda social frente as desigualdades existentes no campo.

E o movimento cresceu e se organiza hoje em 1900 associações, 185 cooperativas e 120 agroindústrias para produzir e comercializar os produtos da reforma agrária.

Ceres Hadich afirma que o MST amadureceu e adaptou seus instrumentos de luta.

Segundo o MST, o movimento atualmente está presente em 24 estados, com 400 mil famílias assentadas e 70 mil acampadas.

Direitos Humanos Brasília 22/01/2024 - 21:13 Bianca Paiva / Pedro Lacerda Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional Assentamentos MST Trabalhadores Rurais Campo segunda-feira, 22 Janeiro, 2024 - 21:13 4:33
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo