Geral Últimas Notícias

Equador prendeu pelo menos 40 pessoas por terrorismo na última semana

Pelo menos 40 pessoas foram presas na última semana no Equador, acusadas de terrorismo.

Por Da Redação

13/01/2024 às 17:58:35 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Pelo menos 40 pessoas foram presas na última semana no Equador, acusadas de terrorismo. O país vive uma situação de violência, nos últimos anos, provocada por grupos narcotraficantes.

Durante a semana, o presidente Daniel Noboa declarou que o Equador vive uma situação de conflito armado interno e decretou estado de emergência de 60 dias, com toque de recolher noturno nacional, após a fuga da prisão de Adolfo Macias, líder do grupo conhecido como Los Choneros.

Outro decreto classificou como terroristas 22 grupos criminosos e encarregou as Forças Armadas de elaborar a estratégia de segurança.

Na província de Esmeraldas, na costa noroeste do país, três pessoas, incluindo um adolescente, tiveram a prisão preventiva decretada por suposta participação em atos de terrorismo, após incendiarem um veículo na cidade de Atacames.

O mesmo aconteceu em Tungurahua, na região da Serra, onde 15 integrantes de uma organização foram presos preventivamente por atentar contra policiais e agentes penitenciários no Centro de Reabilitação Social de Ambato.

As 13 pessoas, incluindo dois adolescentes, que invadiram uma emissora de TV em Guayaquil, também foram acusadas de terrorismo por agressões e ameaças aos jornalistas e técnicos do canal.

E nessa sexta-feira, a Polícia Nacional informou que prendeu um terrorista com três armas de fogo e 17 cartuchos em Guayas, na Costa, além de dois com um fuzil, uma submetralhadora e uma pistola em Guayaquil. As últimas prisões aconteceram em Manabi: seis ligadas ao tráfico de drogas, com dois fuzis e outras cinco armas de fogo.

O Ministério do Interior informou que, também durante a semana, entre 8 e 12 de janeiro, o Grupo de Intervenção e Resgate da Polícia atendeu a 40 eventos com explosivos em todo o país.

A polícia do Equador informou que seis pessoas fugiram da penitenciária do Litoral, em Guayaquil na noite de sexta-feira, sendo que dois foram recapturados neste sábado (13).

* Com informações do diário público do Equador El Telégrafo.

Internacional País vive situação de conflito armado interno Rio de Janeiro 13/01/2024 - 17:08 Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista Akemi Nitahara* - Repórter da Rádio Nacional Equador crime organizado narcotráfico Terrorismo sábado, 13 Janeiro, 2024 - 17:08 134:00
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo