Geral conflito

Coreia do Norte lança novos disparos perto da fronteira sul-coreana

A Coreia do Norte lançou neste domingo (7) novos disparos de artilharia com munições reais nas costas ocidentais, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o terceiro dia consecutivo de exercícios militares perto da fronteira com o Sul.

Por Da Redação

07/01/2024 às 11:05:36 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A Coreia do Norte lançou neste domingo (7) novos disparos de artilharia com munições reais nas costas ocidentais, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o terceiro dia consecutivo de exercícios militares perto da fronteira com o Sul.

A Coreia do Norte disparou bombas na sexta-feira e no sábado na mesma área, perto das ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong, ao sul da fronteira marítima entre os dois países.

“A Coreia do Norte conduz exercícios de fogo real na costa oeste”, informou Yonhap, citando uma fonte militar.

“O Exército norte-coreano está realizando exercícios ao norte da ilha sul-coreana de Yeonpyeong, na primeira linha de fogo, por volta das 16h00 (04h00 no horário de Brasília)”, informou a agência Yonhap.

O Exército norte-coreano declarou que implementou um “treinamento marítimo com fogo real” com 88 projéteis de artilharia, mas afirmou que os exercícios “não tinham relação alguma” com a fronteira marítima.

Os exercícios “não representaram nenhuma ameaça intencional” para a Coreia do Sul e faziam parte do “sistema normal de treinamento do nosso exército”, afirmou em comunicado transmitido pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).

Nenhum projétil caiu no lado sul-coreano da Linha Limítrofe do Norte (LLN), que marca a fronteira marítima de fato no mar Amarelo, e nenhuma vítima foi relatada, disse a agência Yonhap.

As autoridades locais das ilhas sul-coreanas no mar Amarelo recomendaram que a população ficasse em casa. “Ouvimos tiros vindos da Coreia do Norte”, alerta a mensagem de texto enviada aos moradores.

“As tropas na ilha de Yeonpyeong estão respondendo, mas os moradores são aconselhados a ter cautela com atividades ao ar livre”, disseram as autoridades.

A Coreia do Norte disparou centenas de projéteis na área na sexta-feira, um incidente que marcou uma das mais graves escaladas militares na península coreana desde 2010, quando Pyongyang bombardeou uma ilha sul-coreana.

As autoridades em Yeonpyeong e Baengnyeong evacuaram pessoas para abrigos na sexta-feira e suspenderam o serviço de balsas, e as tropas sul-coreanas responderam com exercícios de fogo real.

– Operação para desorientar –

Kim Yo Jong, a irmã poderosa do líder norte-coreano Kim Jong Un, também negou as acusações da Coreia do Sul de que Pyongyang disparou dezenas de projéteis de artilharia perto da fronteira no sábado.

“Os nossos militares não dispararam um único projétil na zona marítima”, disse Kim Yo Jong à agência oficial de notícias KCNA, afirmando que se tratava de uma operação com o objetivo de desorientar.

Kim afirmou que os militares norte-coreanos detonaram explosivos simulando o som de tiros 60 vezes e que observaram “a reação” das forças sul-coreanas.

As relações entre as duas Coreias vivem um momento de tensão não visto há décadas, depois de o líder norte-coreano, Kim Jong Un, ter inscrito na Constituição a vocação do país como potência nuclear, e ter testado vários mísseis balísticos intercontinentais.

Em uma reunião política de final de ano, Kim alertou para um ataque nuclear vindo do Sul e apelou ao reforço do arsenal militar face a um conflito que afirmou poder “estourar a qualquer momento”.

sh/ceb/aha/an/zm/aa

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo