Grande Curitiba Geral

ESPAÇO CRIANÇA: Araucária inicia atendimento "não letivo" para crianças cadastradas

COM ASSESSORIAS – O calendário do ano letivo, seguindo a legislação educacional, prevê 200 dias de atendimento educacional/pedagógico para as crianças em geral.

Por Da Redação

03/01/2024 às 12:32:50 - Atualizado há

COM ASSESSORIAS – O calendário do ano letivo, seguindo a legislação educacional, prevê 200 dias de atendimento educacional/pedagógico para as crianças em geral. Mas neste período de recesso escolar há situações ‘fora do viés pedagógico’ que precisam ser atendidas pelo município. Para isso, Araucária disponibiliza o Espaço Criança. O espaço visa o cuidado, a proteção, a saúde, a higiene e a alimentação adequada de crianças (0 a 3 anos) que, comprovadamente, não poderão ter o acompanhamento dos pais durante o recesso e/ou que estão em situação de vulnerabilidade social. O atendimento iniciou nesta quarta-feira (03) e segue até o dia 01 de fevereiro, no espaço onde funciona o CMEI Jardim do Conhecimento.

Segundo a Secretaria de Educação (SMED), responsável pela coordenação desse atendimento, 220 crianças estão previamente inscritas para o Espaço Criança 2024. Esse atendimento não tem relação com as atividades pedagógicas previstas para todas as crianças durante o calendário escolar e nem conta com a participação dos professores. Para este atendimento, as crianças estarão sob cuidados de uma equipe de cuidadores infantis. Brincadeiras e atividades de recreação devem fazer parte da rotina do Espaço Criança ao longo dos dias de atendimento.

DIREITOS – O Espaço Criança é uma ação pensada pela Prefeitura para garantir que crianças tenham acesso a cuidados básicos em situações específicas e durante um período que não é de atendimento educacional. Garantir os cuidados de uma criança em período de recesso ou férias, quando os adultos da casa devem continuar a trabalhar, é sempre um desafio para todas as famílias. Mas para algumas delas a situação é mais grave, com risco de comprometer até mesmo a alimentação adequada dessa criança. É nesses casos que o Espaço Criança atua.

As crianças participantes desta ação foram inscritas a partir de informações encaminhadas pelas unidades educacionais sobre famílias que realmente precisariam desse atendimento durante o recesso. Os responsáveis pela criança precisaram ir à sede da SMED para comprovar a real necessidade desse atendimento. É importante destacar que o Espaço Criança não tem por objetivo substituir e nem exime a família de, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, garantir que toda criança possa ter momentos de convivência familiar e social visando seu pleno desenvolvimento.

TAGS Geral
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo