Geral Agro

Agro brasileiro fecha 2023 com abertura de 78 novos mercados, maior número em 4 anos

Governo anunciou novo acordo com Butão, que será destino de carne de aves brasileiras O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura do mercado do Butão para as exportações de carnes de aves do Brasil.

Por Da Redação

03/01/2024 às 04:28:50 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Governo anunciou novo acordo com Butão, que será destino de carne de aves brasileiras

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura do mercado do Butão para as exportações de carnes de aves do Brasil. Com esse acordo, o país encerra o ano de 2023 com a conquista de 78 novos mercados em 39 nações, representando o maior número em quatro anos.

Os avanços foram notáveis ao longo dos anos anteriores: em 2019, foram 35 novos mercados em 22 países; em 2020, 74 em 24 países; em 2021, 77 em 33 países; e em 2022, 53 em 26 países.

Destacam-se, entre os principais mercados conquistados em 2023, as exportações de carnes bovina e suína para o México e República Dominicana, respectivamente, além do algodão brasileiro no Egito e frutos de mamão “papaya” no Chile.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, enfatiza que esse resultado é fruto de um diálogo internacional liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo titular da pasta, Carlos Fávaro. Perosa destaca que essa abertura cria novas oportunidades para os produtores do setor agroexportarem diversos produtos, alcançando destinos até então inexplorados e contribuindo para a geração de renda e emprego em todo o país.

O ministério ressalta que esse desempenho positivo foi viabilizado pela presença de postos de adidos, cuja função é identificar oportunidades para a comercialização de produtos nacionais, atrair investidores estrangeiros e superar obstáculos às exportações brasileiras. Atualmente, o Brasil conta com 28 adidos agrícolas designados em representações diplomáticas no exterior.

No balanço do ano recorde, o Mapa destaca a suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira pela China, em decorrência de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”). Além disso, ressalta a aceitação dos estoques de carne produzidos antes do início do embargo. O Brasil também obteve o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro no mercado chinês.

Acordos de cooperação foram fechados no Chile e em Cuba para a adoção do sistema de “pre-listing” para habilitação de estabelecimentos exportadores. No Reino Unido, houve a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos pela autoridade do país exportador (pre-listing) e a retirada dos controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil.

Fonte: Exame

Fonte: Biznews
TAGS Agro
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo