Geral Alimentos

MST realiza ação de solidariedade com doação de 10 toneladas de alimentos a famílias atingidas pelo crime ambiental da Braskem em Maceió

Por Brasil de Fato

28/12/2023 às 13:45:45 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Alagoas (MST-AL) realiza a doação de 10 toneladas de alimentos para famílias atingidas pelo desastre ambiental provocado pela mineradora Braskem, em Maceió (AL). A ação acontece na tarde desta quinta-feira (28), nas comunidades dos Flexais, que ainda lutam por realocação.

Batata, macaxeira (aipim), banana, abacaxi e outros itens produzidos nas áreas de acampamento e assentamentos do MST serão distribuídos no Parque da Lagoa.

Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, destacou, em nota, que o papel da sociedade é contribuir para o fortalecimento da luta por justiça e dignidade das famílias atingidas pelo crime ambiental que afeta 200 mil famílias direta e indiretamente, nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol, cerca de 20% da capital alagoana.

"Ninguém luta de barriga vazia. As comunidades dos Flexais foram atingidas de diversas maneiras desde o início das denúncias contra a Braskem, fazendo a região, que já sofria com as dificuldades do cotidiano das periferias, terem essas dificuldades ainda mais aprofundadas".

A ação faz parte da Jornada Nacional de Solidariedade contra a Pobreza e a Fome, que realizou atividades em todo o país nas periferias urbanas e rurais.

"Nosso objetivo é partilhar aquilo que temos de melhor no campo, que é a nossa produção de comida saudável, como parte da nossa contribuição da luta dos moradores da comunidade. Esperamos, com isso, poder ajudar de alguma maneira nesse período de fim de ano, levando comida para a mesa de todos na região", concluiu Nunes.

Em 1º de dezembro, a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência devido ao afundamento de solo na região da mina da Braskem, explorada pela empresa petroquímica desde a década de 1970. Na última semana, uma operação da Polícia Federal iniciou uma investigação para apurar possíveis crimes praticados pela mineradora.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também já foi instalada no Senado e começará a funcionar após o recesso parlamentar. O colegiado fez uma reunião inicial para eleger o presidente e o vice-presidente do grupo, cargos para os quais foram escolhidos os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Jorge Kajuru (PSB-GO), respectivamente. A relatoria ainda não foi definida.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo