Política Luto

Morre ex-ministro das Finanças que moldou política alemã

Por Isto É

27/12/2023 às 08:33:06 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Wolfgang Schäuble atuou como parlamentar por mais de 5 décadas e teve papel central na Europa após a crise financeira de 2008. Chanceler Olaf Scholz e líderes de diferentes partidos lamentam morte do veterano político.Wolfgang Schäuble, ex-presidente do Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) e ex-ministro das Finanças da Alemanha, morreu aos 81 anos, informou sua família nesta quarta-feira (27/12).

Nascido em Friburgo, em 1942, Schäuble foi por muito tempo uma figura central do partido conservador União Democrata Cristã (CDU), e é considerado por muitos a encarnação da história recente da política alemã. Ele iniciou sua carreira na antiga Alemanha Ocidental e depois tornou-se uma das principais figuras políticas da República Federal da Alemanha.

O conservador atuou como membro do Bundestag de maneira ininterrupta por mais de 50 anos, tendo iniciado seu primeiro mandato em 1972 – um recorde nos 150 anos de história do Bundestag.

Schäuble foi ministro das Finanças durante o governo de Angela Merkel, assumindo a pasta um momento bastante complicado para a Alemanha e para a Europa. Ele teve papel determinante ao lidar com as consequências da crise financeira de 2008, que agravou o endividamento no países da zona do euro.

Conhecido por sua postura rígida, ele pressionou pela imposição de políticas de austeridade nas nações em crise no sul da Europa, o que fez com que se tornasse uma figura conhecida e vilificada em países como a Grécia.

Paixão pela política

Schäuble não conseguia imaginar sua vida longe da política. "Sou parlamentar por paixão", afirmou em diversas ocasiões.

Ele chegou a ser considerado um dos favoritos para suceder o chanceler federal Helmut Kohl (1982 – 1998) na chefia de governo, após assumir uma série de cargos governamentais, inclusive como ministro do Interior – posição que ocupava em 1990 quando foi alvo de um atentado a tiros que o feriu gravemente e o deixou paralisado da cintura para baixo pelo resto de sua vida.

Ao ser perguntado em uma entrevista sobre com se sentia por ter moldado a política no Bundestag por mais de meio século, ele afirmou, com a ironia que lhe era peculiar: "assim você pode ver o quanto de alegria a política pode trazer". Ele deixa quatro filhos e sua esposa, Ingeborg.

Políticos lamentam morte de Schäuble

O atual chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, lamentou a morte do veterano político. Ele lembrou que o conservador "moldou nosso país por mais de meio século", como parlamentar, ministro e presidente do Bundestag.

"A Alemanha perde um pensador sagaz, um ardoroso político e um combatente pela democracia", lamentou o social-democrata, que sucedeu Schäuble como ministro das Finanças em 2018. "Meus pensamentos hoje estão com sua família", afirmou o chanceler em postagem na rede social X (ex-Twitter).

O líder da CDU, Friedrich Merz, disse que a morte o deixou enormemente entristecido. "Em Wolfgang Schäuble, perdi o amigo e confidente mais próximo que já tive a política".

rc/bl (DW, dpa, epd, AFP)

Fonte: Isto É
TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo