O Brasil é o maior mercado de games da América Latina.
O Brasil é o maior mercado de games da América Latina. De acordo com um estudo da empresa de inteligência eMarketer, dos 284,7 milhões de jogadore da região, 104 milhões são brasileiros.
Mantendo a liderança regional do setor no ano de 2023, o ritmo acelerado do país é um dos principais responsáveis pelo crescimento atual de 4,35% da região da América Latina — o dobro do crescimento da América do Norte, que somou 2% no mesmo período.
De acordo com o relatório da empresa, a expectativa é que o crescimento da indústria de games no Brasil atinja a marca de 4%. O número é superior aos mercados internacionais do Japão e Estados Unidos, que têm números de 1,2% e 0,5%, respectivamente.
Daniel Konstantinovic, analista do eMarketer, em declaração dada à Forbes, afirmou: "A forte penetração e crescimento do país tornou-o um mercado importante para empresas globais de jogos que procuram fazer incursões na América do Sul e na América Latina".
Como exemplos, ele lembra a aquisição da Epic Games pelo estúdio brasileiro Acquiris no primeiro semestre deste ano, o tornando o primeiro estúdio da desenvolvedora na região da América Latina.
Ainda de acordo com Konstantinovic, os games estão se tornando um item popularmente cultural ao redor do mundo: "repercutindo em grandes filmes e programas de TV", diz. Outro ponto de destaque para ele, é a ampliação ao acesso.
"[ ] com o forte crescimento dos jogos para dispositivos móveis, serviços de assinatura acessíveis, como Game Pass e Netflix, que oferecem jogos, e mais dispositivos de jogos portáteis no mercado do que nunca", explica, ainda à Forbes.
Nesse sentido, há dois anos a principal plataforma de streaming no mundo, a Netflix, vem investindo no cenário de games. Em 2023, foram adicionados 40 jogos, incluindo títulos da extremamente bem-sucedida série GTA, fazendo a base completa atingir 86 títulos.
Imagem: Reprodução/Freepik