Geral aviação

Avião com passageiros indianos bloqueados na França tem decolagem autorizada

O avião com 303 passageiros indianos que seguia para a Nicarágua e está bloqueado em um aeroporto francês desde quinta-feira (21), por suspeitas de tráfico de pessoas, decolará com destino a Mumbai nesta segunda-feira (25).

Por Da Redação

25/12/2023 às 10:19:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O avião com 303 passageiros indianos que seguia para a Nicarágua e está bloqueado em um aeroporto francês desde quinta-feira (21), por suspeitas de tráfico de pessoas, decolará com destino a Mumbai nesta segunda-feira (25).

O Airbus A340 da companhia romena Legend Airlines, que iniciou a viagem nos Emirados Árabes Unidos e tinha como destino final a Nicarágua, foi retido durante uma escala técnica no aeroporto de Vatry, 150 km ao leste de Paris, após uma “denúncia anônima” de que alguns passageiros poderiam ser vítimas de “tráfico de seres humanos”.

Depois de interrogar os passageiros durante dois dias, a Justiça francesa autorizou no domingo a saída do avião.

A prefeitura da região de Vatry confirmou que a aeronave decolará ainda nesta segunda-feira.

Liliana Bakayoko, advogada da companha aérea, disse à AFP que o avião viajará para Mumbai, na Índia.

“Recebemos esta manhã a autorização de voo por parte das autoridades indianas, mas ainda estamos aguardando uma janela de horário”, disse.

A companhia obteve autorizações para 301 dos 303 passageiros, com “exceção para as duas pessoas detidas”, explicou Bakayoko.

Dois passageiros estão detidos desde sexta-feira. As autoridades francesas tentam verificar se eles tiveram um papel “diferente” dos demais viajantes.

Os dois homens, nascidos em 2000 e 1984, devem comparecer a uma audiência nesta segunda-feira com um juiz e podem ser acusados de conspiração em grupo organizado para ajudar estrangeiros sem documentos a entrar no país, além de associação ilícita, segundo o Ministério Público.

Doze pessoas pediram asilo na França, segundo uma fonte próxima ao caso.

– Menores desacompanhados –

Entre os demandantes de asilo estão cinco dos 11 menores não acompanhados do voo, informou uma associação local de ensino, que acompanha os casos dos menores.

A advogada Bakayoko afirmou que “várias pessoas não desejam retornar para a Índia. Estão muito descontentes, querem seguir para a Nicarágua”, em uma viagem que alguns passageiros interrogados no domingo afirmaram que é de turismo.

Uma fonte próxima às investigações indicou que os passageiros, provavelmente trabalhadores indianos nos Emirados, pretendiam chegar a um país da América Central para tentar seguir para o norte e entrar de forma irregular nos Estados Unidos, ou no Canadá.

Durante a investigação, os passageiros permaneceram no aeroporto, em áreas habilitadas pelos serviços de proteção civil, com camas individuais, banheiros e chuveiros.

A autorização para a saída do avião foi emitida depois que a Justiça anulou a retenção no aeroporto de três passageiros.

Um dos quatro juízes mobilizados para o caso considerou que a demora de 11 horas entre o momento em que o avião pousou e o momento em que a questão foi encaminhada a um magistrado constituiu uma “violação desproporcional dos direitos do indivíduo”.

Os membros da tripulação, 15 para o trecho Dubai-Vatry e 14 ou 15 para a conexão Vatry-Manágua, foram interrogados e autorizados a sair livremente.

De acordo com o site especializado Flightradar, a Legend Airlines é uma pequena companhia que possui uma frota de quatro aviões.

burs/jh/yad/es/an/fp/tt

X

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo