PolĂ­tica JudiciĂĄrio

Corregedor do TSE quer ter acesso a informações do inquérito das fake news

Por Congresso em Foco

04/08/2021 às 13:22:30 - Atualizado hĂĄ

O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro LuĂ­s Felipe Salomão, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que compartilhe provas de inquéritos que apuram a disseminação de informações falsas nas eleições de 2018.

Na Ășltima segunda-feira (2), a corte eleitoral decidiu, por unanimidade, instaurar processo administrativo para apurar acusações de fraude eleitoral, também no pleito de 2018. Na segunda, os ministros também aprovaram pedido ao STF de inclusão do presidente Jair Bolsonaro em inquéritos que apuram a produção de fake news.

"Renovo não só o pedido de informações, como também o de compartilhamento de provas eventualmente produzidas que possam vir a interessar a solução das lides postas nos autos", destacou o ministro Salomão.

Os inquéritos NÂșs 4781 e 4828 que tramitam no Supremo investigam organização criminosa com atuação digital, dotada de nĂșcleo polĂ­tico, para produção e publicação. O ponto mais delicado corresponde à apuração sobre quem financiou irregularidades em ações de massa nas redes sociais durante as eleições de 2018. A investigação aponta, também que as atividades tiveram continuidade após o pleito daquele ano, estendendo até a campanha de 2020.

Em junho de 2020, o corregedor anterior, ministro Og Fernandes, encaminhou a Alexandre de Moraes documento em que afirmava que os fatos sob apuração no STF poderiam guardar relação com outros em tramitação no TSE que investigam suposto abuso de poder polĂ­tico e econômico durante a Ășltima campanha para a PresidĂȘncia da RepĂșblica. O ofĂ­cio encaminhado pelo TSE segue a mesma linha.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo