Geral

Projeto de aluna da UFPR contra pobreza menstrual vence concurso latino-americano

Por Jornalista Luciana Pombo

03/08/2021 às 15:14:59 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Uma estudante da universidade Federal do Paraná venceu o concurso Diseño Responde, que seleciona soluções criadas por jovens para problemas enfrentados por países latino-americanos.

Rafaella de Bonna Gonçalves, do curso de Design de Produto, desenvolveu um absorvente biodegradável com a intenção de ajudar no combate à pobreza menstrual – termo usado para denominar a dificuldade de acesso a produtos de higiene menstrual para populações marginalizadas e privadas de liberdade, por exemplo.

Com a vitória, o projeto vai participar de um concurso mundial de design, na Dinamarca. Cerca de 400 projetos de 13 países da América Latina foram inscritos no Diseño Responde. Foram selecionadas 43 finalistas em cinco categorias (corpo, casa, trabalho, brincadeiras e aprendizagem e comunidade). Ao final, cinco projetos venceram e um recebeu menção honrosa.

O projeto de Rafaella foi o único brasileiro entre os premiados e ganhou na categoria corpo. O absorvente é feito com materiais orgânicos certificados e vendido no sistema “one by one”, o que significa que cada compra gera a doação de um produto para quem precisa.

Chamado “Eu. Faço Parte”, o absorvente pode ser usado de forma externa e interna. O produto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da Rafaella, feito durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Essa não é a primeira vez que a estudante ganha destaque com o desenvolvimento de um produto na faculdade. Em 2019, ela havia criado o Projeto Maria – um absorvente que se adapta às condições de mulheres em situação de rua, feito de fibra de banana, um material biodegradável que pode ser descartado.

Com a iniciativa, Rafaella foi uma das 91 premiadas, entre mais de 9 mil projetos inscritos no mundo inteiro, no concurso alemão iF Design Talent Award 2019.

Reportagem: Ana Flávia Silva

The post Projeto de aluna da UFPR contra pobreza menstrual vence concurso latino-americano first appeared on Band News FM Curitiba.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo