Geral Ponta Grossa

Alunos da UEPG recebem celulares da Receita Federal

Marieli Braga de Oliveira observava o novo celular com brilho nos olhos.

Por Da Redação

25/11/2023 às 12:48:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Marieli Braga de Oliveira observava o novo celular com brilho nos olhos. Era o auxílio que precisava para dar continuidade aos estudos. Assim como ela, estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam, na manhã desta quinta-feira (23), aparelhos celulares. A doação, feita pela Receita Federal de Ponta Grossa, foi voltada especialmente a acadêmicos vinculados a programas de assistência, atendidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A previsão é que 300 alunos recebam a doação até o final das entregas.

"Eu estava precisando mesmo de um celular, porque o meu já estava com pouco armazenamento e nossa família não tinha condições financeiras de comprar um novo", descreve. Estudante do primeiro ano de Serviço Social, Marieli conta que foi uma alegria receber a notícia que seria uma das beneficiadas com a doação da Receita Federal. "Foi incrível ser presenteada. Esse celular vai ajudar muito nos nossos estudos e na nossa caminhada acadêmica, eu fiquei muito feliz por isso".

Os alunos atendidos são os que estão vinculados ao programa de bolsa permanência, incluindo os de lista de espera; que moram na Casa do Estudante; alunos indígenas; bolsistas de graduação do Programa Carrefour; e estudantes com deficiência. Jéssica Carolina Santos Paiva, aluna do curso de Pedagogia, destaca que o celular novo irá auxiliar muito nas tarefas do dia a dia. "Pessoas com deficiência visual, como eu, usam muito conteúdo de forma digital, então o celular vai me auxiliar para finalizar meu curso".

CERIMÔNIA - O delegado da Receita Federal de Ponta Grossa, Demetrius de Moura Soares, celebra a parceria com a UEPG, que beneficia toda a comunidade universitária. "A Receita Federal sempre prima pela destinação das mercadorias que são apreendidas, frutos de contrabando e de descaminho, de uma forma que o retorno seja o melhor possível para a sociedade". Nos últimos anos, a UEPG foi um dos órgãos públicos beneficiados com doações da Receita, como a picanha e camarão, celulares e tablets para auxílio aos estudantes durante a pandemia; e equipamentos para cursos, como Jornalismo e Geografia, Agronomia e Zootecnia. "É um momento de grande satisfação estar aqui nesse evento em que se concretiza nosso trabalho, então desejo felicidades a todos e que os alunos façam um bom proveito da doação", finaliza.

Para a pró-reitora da Prae, professora Ione Jovino, o momento de doação dos celulares é de celebração. "A Universidade recebeu essa doação e escolheu os seus estudantes que estão atendidos por alguns serviços da Prae". De acordo com ela, mesmo nos cursos presenciais há atividades que dependem do acesso a ambientes virtuais, além da comunicação com os cursos e com as turmas, feita por e-mail e aplicativos de mensagens. "Materiais didáticos podem ser acessados pelo celular e os alunos terão um bom aparelho. Ter algo compatível com esse tempo atual é fundamental para o aprendizado, para a interação e realizações, bem como envio de atividades".

"Além de dar uma destinação nobre para os itens, a Receita Federal de Ponta Grossa está contribuindo para a formação de pessoas e consequentemente para a transformação do nosso país", ressalta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. "Não existe ensino atualmente sem acesso à tecnologia. Então, esse é um telefone para vocês, alunos. Vocês não vão precisar devolver pra gente. A nossa Universidade é gratuita, que também pode ser um instrumento de conectividade, de estudo e de aprendizagem". A Prae é uma Pró-Reitoria feita para e com os estudantes, segundo Miguel. "Os acadêmicos são incluídos em discussões de todas as políticas, então nunca deixem de procurar a Prae. Estaremos de portas abertas, trabalhando para que os alunos possam passar pela universidade da melhor maneira possível", finaliza.

ASSISTÊNCIA - A aluna Mariele Domingues de Oliveira conhece o atendimento da Prae desde que entrou na instituição. "Vejo o reconhecimento da Universidade em procurar saber o que o aluno precisa. Como sou uma pessoa com deficiência, sinto que a UEPG me acolhe e me auxilia", descreve. O mesmo sentimento é descrito por Kauane Vitória de Souza. "Acho que receber estes celulares foi uma grande vitória para os estudantes e ter uma Pró-Reitoria que nos ajuda em todo o processo é muito importante". Para ela, ter um aparelho que auxilia no ensino, pesquisa e extensão faz toda a diferença para a formação. "Vejo que não estamos sozinhos por aqui, pois existe uma assistência. Eu acho que isso faz muita diferença desse processo da graduação".

Das Assessorias

Fonte: A Rede
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo