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Comércio de Umuarama atenderá em horário especial nesta sexta-feira e no sábado

O comércio de rua de Umuarama terá dois dias de horário especial em virtude da Black Friday.

Por Da Redação

22/11/2023 às 18:24:10 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O comércio de rua de Umuarama terá dois dias de horário especial em virtude da Black Friday. Na sexta-feira (24) o atendimento acontecerá das 9h às 22h e no Sabadão (25) as lojas abrem das 9h às 17h.

As informações foram divulgadas pela Aciu (Associação Comercial, industrial e Agrícola de Umuarama), que explicou que a Black Friday é o dia internacional dos descontos, uma grande oportunidade para alavancar os lucros. "Mas, ainda melhor é fidelizar mais clientes e garantir o lucro a longo prazo", acrescenta.

Para isso, a Aciu listou dicas para conquistar os clientes na Black Friday:

– Além dos descontos, ofereça benefícios como entrega gratuita, brindes e vales-presente;

– Desenvolva o seu site, redes sociais e venda pela internet também;

– Crie uma estratégia de marketing para uma divulgação antecipada;

– Pense em criar benefícios exclusivos para clientes fiéis;

– Seja transparente com os preços reais dos produtos em relação aos descontos.

Dica Extra: Aproveite o horário especial do comércio de nossa cidade. Desta forma, o seu cliente terá mais tempo de visitar sua empresa.

PROCON

E para que o consumidor saiba como fazer boas compras, o Procon Umuarama divulgou uma série de orientações para evitar golpes. Entre os mais comuns estão as falsas promoções, que ocorrem com mais frequência no comércio eletrônico, tanto em lojas físicas ou negócios on-line.

As principais recomendações do Procon incluem que o consumidor pesquise os preços antes da Black Friday, a fim de poder fazer comparações. "As reclamações são tantas que até já criou-se o termo 'black fraude', justamente pelo fato de muitos fornecedores aumentarem o preço para depois oferecer o desconto. Daí a máxima 'pagar metade do dobro'. É recomendado também obter referências do produto e do vendedor com alguém que já comprou", afirma Toninho Comparsi, secretário do Procon.

Outra recomendação é para que o cliente consulte os sites de reclamações dos Procons, além da plataforma federal consumidor.gov.br e Reclame Aqui para verificar se o fornecedor já possui outras reclamações.

"Quando localizar o produto que deseja e no preço que considera como ideal, faça um print de todas as páginas da transação, tais como: a propaganda do fornecedor com os detalhes do produto, o prazo de entrega, as condições do pagamento, bem como o comprovante de pagamento, entre outros, sempre dando preferência a sites com boa reputação no mercado", sugere.

Comparsi também evidencia que é preciso desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado. "Não existem milagres: uma TV de 75 polegadas, independentemente da marca, jamais vai custar R$ 900 [o valor médio de mercado está em R$ 4 mil], desta forma, desconfie e nem pense em levar vantagem, pois certamente você vai cair em um golpe. É preciso também verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site e verificar os sistemas de segurança, que é aquele cadeado ativo no canto direito da tela, principalmente quando fornecer dados pessoais", sugere.

Muitos outros detalhes devem ser analisados, como sempre desconfiar de formas de pagamento incomuns, como depósito em conta de pessoas físicas.

"Confira se a empresa existe de fato e de direito, pesquisando CNPJ, endereço e telefone de contato. Evite compras por meio de redes sociais, dando preferência a sites de compras. Finalmente e não menos importante, não compre por impulso: nem pense em Black Friday se isso for impactar seu orçamento. E sempre leias as letras pequeninas, cuidando com as 'entrelinhas'", orienta.

PRAZO DE ARREPENDIMENTO

O secretário do Procon, Toninho Comparsi, lembra que o consumidor pode desistir da compra em razão do chamado prazo de arrependimento. "O arrependimento de compras realizadas fora do estabelecimento – pela internet, por exemplo – pode ser exercido pelo consumidor no prazo de 7 dias, a contar da aquisição ou do recebimento do produto. Nesses casos, o consumidor deve receber de volta os valores eventualmente pagos e corrigidos monetariamente, inclusive os custos do frete", assegura.

Segundo a legislação, os fornecedores não são obrigados a trocar um produto se ele não apresentar vício ou defeito que não tenha resolução no prazo legal.

"Se a questão for meramente da preferência do consumidor, como a troca por cor ou tamanho diferente, não existe nenhuma obrigatoriedade de troca. A única exceção é o caso de compras realizadas fora do estabelecimento (internet, telefone etc.), caso em que o consumidor tem o prazo de arrependimento de 7 dias", avisa.

SERVIÇO – INSTRUÇÕES SOBRE A BLACK FRIDAY – Procon Umuarama – Av. Presidente Castelo Branco n° 3871 – Fone: (44) 3621-5600. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 16h.

(OBemdito e Assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
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