Saúde Farma

Número de consumidores que compram online em farmácias cresce 50%

Participaram 4 mil pessoas deste estudo.

Por Biznews

21/11/2023 às 04:09:50 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

No Brasil, a digitalização do consumidor de farmácias está em constante ascensão, conforme indicado por uma pesquisa conduzida pelo IFEPEC. O estudo revela um aumento significativo no número de consumidores que optaram por adquirir medicamentos de maneira não presencial, evidenciando uma transformação nos padrões de compra.

Esses achados integram a Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil – Edição 2023, realizada pelo IFEPEC em colaboração com a Unicamp. O estudo contou com a participação de 4.000 consumidores de farmácias em todo o território nacional.

Segundo os entrevistados, observou-se um aumento expressivo na parcela de pessoas que efetuaram a compra de medicamentos de maneira não presencial, utilizando canais como telefone, internet ou aplicativos. Em 2022, 16,8% dos entrevistados relataram essa prática, enquanto em 2023 esse índice elevou-se para 24,8%, representando um crescimento de 50%.

A pesquisa também apontou uma rápida expansão na porcentagem de consumidores que habitualmente realizam compras online em outras categorias de produtos. Esse percentual aumentou de 11,2% em 2021 para 31,2% dos entrevistados em 2023. As principais categorias adquiridas online incluíram roupas (10,8%), eletrônicos (8,5%) e alimentos (7,4%).

Entretanto, a digitalização transcende o âmbito do comércio eletrônico. Para que as empresas possam capitalizar esse cenário em evolução, é imperativo ampliar a perspectiva sobre o conceito de digitalização. Edison Tamascia, presidente da Febrafar e Farmarcas, destaca a relevância de considerar a digitalização das lojas e dos processos como elementos cruciais para o desenvolvimento dos empresários.

Tamascia sublinha que a digitalização é um ponto crucial para a sobrevivência dos negócios e que é necessário abordar esse tema de maneira abrangente. Ele ressalta que a estrutura de e-commerce é importante, mas engloba apenas uma parte das possibilidades relacionadas à digitalização. Para ele, é essencial ter a percepção da necessidade de um projeto de digitalização abrangente, que abranja todos os aspectos do varejo.

Fonte: O Dia

Fonte: Biznews
TAGS Farma
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo