Pol√≠tica Combate às fake news

Comunicação pública e combate às fake news são temas de Fórum Nacional no Paraná

Entre os dias 20 e 21 de novembro, o Paran√° est√° sediando o 3¬ļ F√≥rum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. Principais temas em debate são a transpar√™ncia na gestão p√ļblica, o combate à desinformação e a comunicação direta com a população.

Por AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

20/11/2023 às 16:47:44 - Atualizado h√°

Com foco na transpar√™ncia da gestão dos recursos públicos, comunicação no ambiente digital e combate às fake news, começou nesta segunda-feira (20), em Foz do Iguaçu, o 3¬ļ Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação. Esta é a primeira vez que o encontro, que nesta edição reúne representantes de 22 estados e do Distrito Federal, acontece no Paran√°.

Com reuniões ocorridas em Salvador, em junho, e no Rio de Janeiro, em setembro, o fórum tem como objetivo incentivar a participação das secretarias estaduais na formulação e execução de políticas públicas de comunicação.


Na avaliação do secret√°rio da Comunicação do Paran√°, Cleber Mata, o encontro é uma oportunidade de promover um interc√Ęmbio entre profissionais de todo o Brasil.


"As secretarias estaduais de Comunicação utilizam juntas mais de R$ 1 bilhão por ano em recursos públicos que precisam ter a devida transpar√™ncia. Temos muitos instrumentos nesses interc√Ęmbios culturais que podem melhorar a performance das secretarias, aprendendo com o que os outros estados estão fazendo de melhor", afirmou.


Além dos debates internos entre os gestores públicos, o evento recebe uma série de palestrantes ligados ao setor. "É uma oportunidade única de discutirmos entre os 22 estados as melhores formas de um governo se comunicar bem, ser transparente e de prestar contas à população", acrescentou o anfitrião do evento.


FAKE NEWS – A primeira palestra foi ministrada pelo conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paran√° (TCE-PR). Para ele, a comunicação pública enfrenta diversos desafios, mas o principal atualmente é o combate à desinformação por meio da publicação de notícias falsas ou distorcidas, que são disseminadas sobretudo na internet.


"Sabemos que h√° v√°rios operadores de fake news nas mídias sociais e os governos precisam ter uma estrutura para fazer frente a esse tipo de investida. As secretarias de Comunicação j√° t√™m autoridade pública e credibilidade, e ao demonstrar transpar√™ncia em seus propósitos, conseguem trabalhar junto aos órgãos de fiscalização nesse enfrentamento", disse.


PESQUISA – A import√Ęncia das pesquisas para o planejamento dos governos também foi debatido no fórum. Com o tema "Pesquisas do Futuro", o presidente do Instituto Paran√° Pesquisas, Murilo Hidalgo, explanou como as pesquisas são importantes para as tomadas de decisões governamentais.


"Os governantes, através das pesquisas, ficam sintonizados com a população, com aquilo que ela deseja e como est√° vendo as ações para não ir no caminho do contr√°rio da própria população, que é o cliente dos governos", enfatizou presidente do Paran√° Pesquisas.


"As pesquisas são importantes para os gestores públicos saberem se o trabalho est√° sendo compreendido e aceito, o que é fundamental para o planejamento governamental", completou Hidalgo, que j√° executou mais de mil projetos de pesquisas em todo o Brasil.


Mas, para isso, destacou Hidalgo na apresentação aos secret√°rios de Comunicação, é importante que os governos tenham um planejamento na condução das pesquisas. Isso inclui levantamentos semanais e até di√°rios e também publicidade e distribuição para a imprensa. O representante do instituto de pesquisas lembrou que muitas vezes o gestor público planeja executar uma ação, porém a população deseja outra coisa – o que pode ser detectado nas pesquisas.


Outra questão bastante debatida pelos secret√°rios foi a publicação pela imprensa das pesquisas da percepção das ações dos governos. Para o representante da Paran√° Pesquisas, é importante que os governantes tenham seus próprios levantamentos para publicação e encaminhamento à imprensa.


"Os governantes devem divulgar os próprios levantamentos até para explicar por que estão tomando uma determinada decisão. Muitas vezes, a imprensa enxerga de um jeito e a população est√° vendo de outra forma, então o governo pode demonstrar que ela est√° embasada no apoio popular", concluiu Hidalgo.


PROGRAMAÇÃO – À tarde, o CEO do Portal Poder 360¬ļ, Fernando Rodrigues, falar√° sobre a nova face da informação. O governador Carlos Massa Ratinho Junior também vai conversar com os demais secret√°rios sobre as políticas públicas e estratégias utilizadas pelo Paran√° no √Ęmbito da comunicação pública.


O evento continua nesta terça-feira (21) com a abertura do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que abordar√° os desafios de informar a população sobre as ações governamentais. Na sequ√™ncia, o senior manager da Similarweb, Arlei Bueno, falar√° sobre a qualificação dos investimentos em mídia pelo poder público. A última palestra da manhã ser√° do gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt, sobre o telejornalismo multiplataforma e a sua relação com os governos.


REPRESENTATIVIDADE – Além do Paran√°, os estados que contam com secret√°rios ou outros representantes presentes são o Acre, Amap√°, Bahia, Cear√°, Distrito Federal, Espírito Santo, Goi√°s, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Par√°, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima.


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Jornalista Luciana Pombo

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